diHITT - Notícias BUYMAZON: Festas Juninas, de pagã à religiosa, esta festa é a cara do Brasil.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Festas Juninas, de pagã à religiosa, esta festa é a cara do Brasil.


É uma festa brasileira que não é exclusividade do Brasil e nem tem sua origem nestas terras tropicais. A origem vem da Europa e tem registros de ocorrência dela com mais de dois milênios. Eram comemorações feitas pelos baladeiros da época que depois de um longo inverno, comemoravam o solstício – evento que em junho marca o início do verão, principalmente, no norte da Europa. Nestas festas faziam-se sacrifícios para pedir fertilidade da terra, afastar pestes e mandar para longe as secas. Eram cerimônias de pedidos de bom plantio, boas colheitas e fartura.

Onde tudo começou.
Nas festas juninas da antiguidade, ou festas do solstício, era comum acender imensas fogueiras, onde se dançavam a redor, serviam-se muitas comidas, todas típicas da época, e bebidas destiladas ou fermentadas. Algo muito parecido ao que conhecemos hoje como scotch, vinho ou cerveja. 

E aí o calendário mudou.
Com a implantação do calendário Gregoriano em 1512, as festas permaneceram, mas receberam outros nomes, tomaram outros motivos, foram pontuadas por santos católicos e outros símbolos cristãos. Ficaram as fogueiras, as comidas típicas, as danças e as bebidas. Pode-se dizer que mudou o fim e o objetivo, mas a festa continuou.
Enquanto isso no Brasil.
No Brasil a festa foi trazida pelos portugueses que adicionou no calendário local os santos: Santo Antonio – 13.Jun, São João – 24.Jun e São Pedro – 29.Jun, porém a festa ficou melhor com o tempero da cultura africana e cabocla, trazida pelos negros e incrementada aqui com os ingredientes da cultura dos índios e mestiços. 

São danças, cores e sabores.
Não podia ficar melhor: de norte a sul do país, junho é repleto de festas, quadrilhas, danças típicas. Guloseimas como mungunzá, bolo de milho e quentão. Casas, ruas e salões enfeitados com pau-de-sebo, mastros, balões e bandeirolas.

Salve a diversão!
A festa caiu no gosto do brasileiro e em algumas regiões, não contente apenas com junho, estendem a festança até julho com festivais de danças e apresentação de grupos sertanejos. Enfim, se os europeus agradeciam e pediam por fartura, nós agradecemos e pedimos por diversão.





Expediente.
Esta foi mais uma iniciativas da loja Buymazon – As Novidades a umClick!
Confira em nosso blog e site produtos inovadores e de alta tecnologia.
Lá você vai encontrar variedade, ótimos preços e ofertas especiais.
Vantagens – além da qualidade dos produtos, garantia e excelência no atendimento – As compras podem ser parceladas em até 9x e as entregas são para todo o Brasil.
 Opções – visite nosso blog e siga-nos – Você vai receber periodicamente curiosidades e informações variadas.
 Compras – pelo chat no site www.buymazon.com.br – E ainda, no site você se cadastra e ganha um brinde na primeira compra.
Compre também pelos telefones (11) 2626.8025; (21) 3005.9162; (31) 2626.2621; (71) 2626.2702.

Fale conosco pelo e-mail buymazon@gmail.com – envie sua dica, comentário ou sugestão. 

Um comentário:

  1. Não importa de onde veio a o porque da festa. O que importa é brincar e ser feliz.

    ResponderExcluir