diHITT - Notícias BUYMAZON: Quem não tem um Amigo da Onça...

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

domingo, 17 de junho de 2012

Quem não tem um Amigo da Onça...

 Dois caçadores conversam em seu acampamento:
- O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
- Ora, dava um tiro nela.
- Mas se você não tivesse nenhuma arma de fogo?
- Bom, então eu matava ela com meu facão.
- E se você estivesse sem o facão?
- Apanhava um pedaço de pau.
- E se não tivesse nenhum pedaço de pau?
- Subiria na árvore mais próxima!
- E se não tivesse nenhuma árvore?
- Sairia correndo.
- E se você estivesse paralisado pelo medo?
Então, o outro, já irritado, retruca:
- Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?
Inspirado nesta piada da época, Leão Gondim, batizava o personagem criado pelo jovem cartunista de 19 anos: Péricles de Andrade Maranhão – pernambucano de nascença, mas carioca por adoção – criador do famoso quadrinho, O Amigo da Onça, publicado na revista O Cruzeiro por mais de vinte anos.
O Amigo da Onça é o personagem de maior sucesso de Péricles e um dos mais populares do humor gráfico brasileiro. Mesmo após a morte de seu criador (1961), o personagem ainda viveu nas páginas da revista com originais inéditos até fevereiro de 1962. 



Depois, continuou sendo desenhado por Carlos Estevão até o ano de 1972. Também na O Cruzeiro, Péricles ilustrou os textos de Millôr Fernandes na seção Pif-Paf, durante dez anos.


Péricles foi um inovador tanto nos traços de seus personagens quanto na sua comunicação com o público por intermédio de um tipo que “ironiza instituições como o casamento, o exército e a hipocrisia social contida no jogo de aparências”.
Dono de uma personalidade atormentada, o sucesso faz com que o cartunista passe a odiar sua criação, pois era sempre citado como "O criador do Amigo da Onça". 


O que pode ter precipitado seu suicídio na noite de 31 de dezembro de 1961, em seu apartamento no Rio de Janeiro, abrindo o gás, mas, antes, fixou na porta um cartaz onde se lia: "não risquem fósforos".



Espero que tenha se divertido com os quadrinhos deste genial cartunista que soube representar com sua arte um típico personagem brasileiro reconhecido em algum amigo ou parente que nós conhecemos.

Fonte:
Wikipédia
Basílio
O Nordeste


Esta foi mais uma iniciativas da loja Buymazon – As Novidades a um Click!
Confira em nosso blog e site produtos inovadores e de alta tecnológicos. 
Você vai encontrar variedade, ótimos preços e ofertas especiais. Outras vantagens – além da qualidade dos produtos, garantia e excelência no atendimento – as compras podem ser parceladas em até 9x e as entregas são para todo o Brasil.
 Opções:
Visite nosso blog e siga-nos. Você vai receber periodicamente curiosidades e informações variadas.
Compre também pelo chat no site www.buymazon.com.br - Cadastre-se e ganhe um brinde na primeira compra.
Ou pelos telefones (11) 2626.8025; (21) 3005.9162; (31) 2626.2621; (71) 2626.2702.Fale conosco:Deixe sua dica, comentário ou sugestão pelo e-mail buymazon@gmail.com

Um comentário:

  1. Quadrinhos super engraçados que a despeito de quatro décadas da última publicação, continuam super atuais e com a mesma carga de ironia e humor.

    ResponderExcluir