diHITT - Notícias BUYMAZON: Como o Stress e a Perda de Sono Estão Encurtando sua Vida

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Como o Stress e a Perda de Sono Estão Encurtando sua Vida

Você priorizaria o sono se ele tornasse seu sistema imunológico mais forte? Esta é pergunta que a Academia Americana de Medicina do Sono quer que você reflita. Uma pesquisa mostrou que o sistema imunológico responde fortemente a perda de sono. No estudo de pesquisadores mediram a quantidade de células em sangue de homens jovens que dormiam oito horas e de homens que tinham um sono mais restrito, e encontraram um aumento de glóbulos brancos, especialmente os chamados granulócitos, liberada em resposta à ameaça do sistema imunológico.
A conclusão dos investigadores: perder muitas horas se sono afeta severamente o sistema imunológico, assim como o faz o estresse.

Perda de sono quadriplica o risco
Além de afetar o sistema imunológico, a falta de dormir também eleva o risco de derrame - mesmo se você seja relativamente jovem e saudável. Uma nova pesquisa, apresentada no mês passado no SLEEP 2012, descobriu que aqueles que têm menos de seis horas de sono por noite têm um risco 4,5 % maior de sofrer um acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que dormiam 7 a 8 horas por noite. 

Embora os pesquisadores não saibam o mecanismo exato, parece que a falta crônica de dormir causa danos, elevando a pressão arterial e a frequência
cardíaca, e os níveis de glicose, levando a um risco muito maior de acidente vascular cerebral em pessoas privadas de sono.
Mais preocupante, porém, é que as mais de 5.000 pessoas estudadas eram saudáveis, adultos de meia idade com um índice de massa corporal na faixa normal. E a sua perda de sono não era tão extrema como no estudo imunológico; essas pessoas relataram ter menos de seis horas de sono por noite.

Estresse prejudica o seu sistema imunológico, também.
Isto não é novidade; estudos após estudos mostraram que o estresse aumenta o risco de câncer, doenças cardíacas, alergias e susceptibilidade a gripes e resfriados. A novidade é que pesquisadores da Carnegie Mellon, universidade americana, agora sabem como isso funciona. A chave, segundo eles, é o cortisol, o hormônio do estresse liberado sempre que sentimos medo, preocupação ou ansiedade. Cortisol nos inunda de energia, permitindo-nos reagir ou fugir a um ataque iminente ou ameaça de morte. Mas parece que quando os nossos sistemas são constantemente banhados em cortisol, o corpo perde sua capacidade de regular o danos como inflamações.



Veja como funciona. Cortisol tem uma função secundária de controle na resposta de danos ao corpo acionando o sistema imunológico. Mas, ao longo do tempo, com a exposição constante ao stress e, por conseguinte, ao cortisol, os tecidos tornam-se menos sensíveis ao cortisol, liberando menos das suas substâncias anti-inflamatórias. 
A equipe do Carnegie Mellon, liderada por Sheldon Cohen, aplicou dois testes que confirmaram esta teoria. Primeiro ele expôs adultos saudáveis ​​ao vírus do resfriado, isolando e depois monitorando durante cinco dias. As pessoas que foram recentemente submetidas ao estresse mostraram elevada resistência para o cortisol. 


No segundo teste, os pesquisadores descobriram que os participantes apresentaram maior número de citosinas, moléculas que ativam o sistema imunológico. Então, o que significa tudo isso? Que quando você ficar estressado e parar de dormir, ou parar de dormir bem, você pode ficar doente. As pesquisam seguem e novos resultados vão surgir sobre os efeitos do stress e a perda de sono, sobre a redução da sua vida útil. Então leve a sério suas estratégias de redução de estresse e comece a dormir mais e melhor.








Conjunto de Cama - 5 peças

Expediente.
Esta foi mais uma iniciativa da loja Buymazon – As Novidades a um Click!

Confira em nosso blog e site produtos inovadores e de alta tecnologia.

Lá você vai encontrar variedade, ótimos preços e ofertas especiais.
Cadastre-se e ganhe um brinde na primeira compra. 


Onde Comprar:

Hidromassageador Aqua Food Britânia
– no site www.buymazon.com.br ou

– nos telefones (11) 2626.8025; (21) 3005.9162; (31) 2626.2621; (71) 2626.2702. 

Vantagens – além da qualidade dos produtos, garantia e excelência no atendimento – As compras podem ser parceladas e as entregas são para todo o Brasil.

Opção de informação – visite nosso blog e siga-nos – Você vai receber periodicamente curiosidades e informações variadas.
Fale conosco pelo e-mail buymazon@gmail.com – envie sua dica, comentário ou sugestão.

3 comentários:

  1. Não deixe o stress lhe derrubar, muito menos deixe de dormir as horas que você merece. Você vai se agradecer depois.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria muito explicativa e detalhada. Só gostaria de te avisar que seu widget(curtir, tweet) está atrapalhando a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada amigo, pela visita e pelo comentário. Fiquei feliz que você gostou do artigo. Vou melhorar o convívio entre artigo e widget, valeu!!!

      Excluir