diHITT - Notícias BUYMAZON: Confira Quais Foram os 12 Trabalhos de Hércules.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Confira Quais Foram os 12 Trabalhos de Hércules.


A poucos dias do início das Olimpíadas, este evento que apresenta humanos que com muito treino, técnica e claro muita força de vontade, ultrapassam limites elevado-se ao patamar de heróis. Sendo “Mais rápido, mais alto, mais forte” (do Grego Citius, Altius, Fortius) – palavras utilizadas primeiro pelo pedagogo Father Didon, amigo de Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos, que depois, em 1920, as adotou como lema dos jogos – vim falar do mais rápido, mais alto e mais forte dos heróis: Hércules e os seus 12 trabalhos.


Como tudo começou
Hércules foi resultado de um das várias puladas de cerca de Zeus – rei dos deuses do Olimpo – e sua esposa, a também deusa Hera, não gostou nada disso, e por causa desta traição, passou a perseguir Hércules (do Grego Heracles). Quando bebê, Hera colocou duas serpentes no berço do guri, que tratou de esmaga-las, mostrando desde cedo sua força sobre-humana. 
O tempo passou e quando Hércules casou-se com Mégara, uma princesa tebana, Hera fez com que ele enlouquecesse e pusesse fogo em sua casa, matando sua mulher e seus filhos.
Após Hércules recuperar a razão, procurou o auxílio do oráculo de Delfos. O Oráculo mandou-o se entregar em servidão a Euristeus, rei da cidade de Micenas, que ordenou a realização das 12 famosas tarefas. "Os 12 trabalhos foram realizados para que Hércules se redimisse das mortes que cometeu e, também, para elevá-lo à condição divina ao fim de sua jornada", diz a historiadora Renata Beleboni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Vamos então aos 12 trabalhos designados a este que é considerado o maior dos Heróis Gregos. 
1 - LEÃO DE NEMÉIA
Um leão gigantesco, quase invulnerável, devastava a região de Neméia, próxima à cidade de Micenas. Hércules tentou matá-lo com sua clava e com seu arco, sem sucesso. Então, encurralou o animal e o estrangulou até a morte. Realizado o primeiro trabalho, o herói tirou a pele do leão e passou a usá-la como manto. A criatura converteu-se na constelação de leão.
2 - HIDRA DE LERNA
Na cidade de Lerna, vivia uma enorme serpente com nove cabeças, que se regeneravam mal eram cortadas, e exalavam um vapor que matava quem estivesse por perto. Hércules matou-a cortando suas cabeças enquanto seu sobrinho Iolau impedia sua reprodução queimando suas feridas com tições em brasa.. A cabeça imortal Hércules decepou e enterrou num buraco fundo debaixo  um grande rochedo.  Após matar a Hidra, Hércules mergulhou suas flechas no veneno da Hidra, tornando-as venenosas.  
3 - JAVALI DE ERIMANTO
Um javali aterrorizava as vizinhanças do monte Erimanto, no noroeste da Arcádia. Enorme e feroz, ele matava quem cruzasse seu caminho. A tarefa era capturá-lo vivo. O animal foi cercado e, quando se cansou, foi dominado por Hércules.
4 - CORÇA CERINÉIA
No monte Cerineu - também próximo da região da Arcádia - havia uma corça com chifres de ouro e pés de bronze. Ela era muito veloz e tinha que ser capturada viva. Hércules a perseguiu por um ano até os confins do mundo conhecido. Finalmente a capturou durante a travessia de um rio.
5 - AVES DO ESTÍNFALE
Num bosque às margens do lago Estínfale, no norte da Arcádia, escondiam-se aves que, além de devorar as colheitas da região, também atacavam os homens. Para matá-las, Hércules primeiro usou um címbalo (antigo instrumento de cordas) para atraí-las. Assim que as aves saíram do bosque, o herói pôde atingi-las com suas flechas venenosas.
6 - CAVALARIÇAS DE ÁUGIAS
Áugias, rei da Élida, região a oeste da Arcádia, tinha grandes rebanhos de cavalos (ou gado, conforme a versão), mas não cuidava de seus estábulos, que acumularam uma colossal quantidade de estrume ao longo dos anos. Hércules conseguiu lavá-los num só dia, usando a água de dois rios, cujos cursos desviou com sua força.
7 - TOURO DE CRETA
Por vingança, Poseidon, deus do mar, havia deixado louco um lindo touro pertencente ao rei de Creta, uma ilha grega. O animal devastava os campos da região e Hércules foi até lá para dominá-lo. Após controlar o touro, o herói precisou nadar de Creta até o continente levando a fera consigo.
8 - ÉGUAS DE DIOMEDES
Diomedes - filho de Ares, deus da guerra - vivia na Trácia (região hoje pertencente à Turquia e à Bulgária). Ele tinha quatro éguas ferozes e carnívoras, que alimentava com os estrangeiros que apareciam em suas terras. Hércules capturou as éguas e, notando que elas estavam famintas, serviu-lhes Diomedes como refeição.
9 - CINTO DE HIPÓLITA
Hipólita era rainha das amazonas, tribo de mulheres guerreiras que viviam perto do mar Negro. Ela tinha um belo cinto, desejado pela filha de Euristeus. A mando do rei, Hércules convenceu Hipólita a lhe entregar o objeto, mas Hera incitou as amazonas à guerra e o herói teve que matar a rainha.
10 - BOIS DE GÉRION
Gérion, um gigante de três cabeças, vivia na ilha de Erítia (possivelmente perto de Cádiz, no sul da Espanha) e possuía um numeroso rebanho de bois. Os animais eram guardados por um pastor monstruoso, Eurítion, e seu cão, ambos com diversas cabeças. Após matar a dupla, Hércules acabou com Gérion, usando sua clava, e entregou os bois a Euristeus.
11 - POMOS DE OURO
Outro trabalho foi colher os pomos de ouro das Hespérides, filhas de Héspero. Os pomos eram maçãs dedicadas à Zeus, por ocasião de seu casamento e eram vigiadas por um dragão. As maçãs de ouro ficavam num jardim desconhecido e Hércules vagou o mundo atrás delas. Quem finalmente encontrou os pomos foi o herói Atlas - que havia recebido de Zeus o castigo de carregar o mundo nas costas. Enquanto Atlas foi atrás das maçãs, Hércules sustentou o mundo em seu lugar.
12 - GUARDIÃO DO HADES
Por último, foi incumbido de trazer do inferno, o cão Cérbero, que guardava a entrada do mundo das profundezas. Hades, senhor do mundo inferior, autorizou Hércules a levar o cão, desde que o dominasse sem usar nenhuma arma, o que foi feito e, após mostrá-lo a Euristeus, devolveu-o às profundezas.
Com os três últimos trabalhos, Hércules conquistou a imortalidade, pois Gérion e Cérbero representavam a morte e os pomos eram o fruto da Árvore da Vida. Com os 12 trabalhos executados, Hércules que já era um semideus, se tornará o homem mais forte e destemido de todos os tempos e após sua morte confirmara-se com deus. Acho que Hera não gostou muito.

Fonte:

Expediente.
Esta foi mais uma iniciativa da loja Buymazon – As Novidades a um Click!

Confira em nosso blog e site produtos inovadores e de alta tecnologia.

Lá você vai encontrar variedade, ótimos preços e ofertas especiais.
Se cadastre e ganhe um brinde na primeira compra. 
Veja ao lado algumas dicas.

Toalha Inteligente
Onde Comprar:

– direto no site www.buymazon.com.br ou

– pelos telefones (11) 2626.8025; (21) 3005.9162; (31) 2626.2621; (71) 2626.2702. 








Mochila Esportiva
Vantagens – além da qualidade dos produtos, garantia e excelência no atendimento – As compras podem ser parceladas e as entregas são para todo o Brasil.

Opção de informação – visite nosso blog e siga-nos – Você vai receber periodicamente curiosidades e informações variadas.

Fale conosco pelo e-mail buymazon@gmail.com – envie sua dica, comentário ou sugestão.










Um comentário:

  1. Muitos historiadores divergem dos trabalhos na forma como foram ou na ordem em que foram executados, mas todos concordam que foram 12. E que trabalhos, todos do tamanho de Hércules.

    ResponderExcluir