diHITT - Notícias BUYMAZON: A Importância Cultural do Circo-Teatro.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A Importância Cultural do Circo-Teatro.


De 1930 e 1970, a capital paulista recebeu 88 diferentes circos em diversas temporadas. Uma atração era inevitável nos espetáculos dessas companhias: o circo-teatro.
A partir da análise de 1.099 processos de censura no Departamento de Diversões Públicas de São Paulo – hoje parte do acervo do Arquivo Miroel Silveira da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) – Walter de Sousa Junior estudou a importância do circo-teatro na formação cultural paulista e brasileira, tendo influenciado tanto o Modernismo como a emergente cultura de massa.
O tema, explorado na tese de doutorado de Sousa Junior, resultou no livro MiXórDia no PiCaDeiRo – Circo-teatro em São Paulo (1930-1970), que teve apoio da FAPESPFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações.
Como personagens centrais desse processo estão os palhaços Piolin e Arrelia, que puderam criar um estilo peculiar de comédia, e os autores de peças com temática caipira. São eles parte da elaboração da linguagem cultural de uma metrópole emergente.
“O circo-teatro, gênero que surge de intenso processo de hibridismo cultural, mostra-se como expressão popular numa metrópole em construção, agregando mestiçagens e misiturando referências. Assim, influencia tanto o movimento intelectual modernista quanto a emergente cultura de massa”, diz o autor.
Sousa Junior é professor doutor da ECA-USP e pesquisador da cultura popular. É autor de Moda Inviolada – Uma história da Música Caipira (2006) e atualmente pesquisa a contribuição cultural de Piolin a partir das 450 peças encenadas em seu circo de 1933 a 1961.
Click no link para obter mais informação: MiXórDia no PiCaDeiRo - Circo-teatro em São Paulo (1930-1970)

Um comentário:

  1. Sousa Junior fez um excelente trabalho resgatando a influência do circo na cultura de São Paulo. Corajoso e apaixonante.

    ResponderExcluir