diHITT - Notícias BUYMAZON: O que Podemos Aprender Com os Atletas Olímpicos?

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O que Podemos Aprender Com os Atletas Olímpicos?


Uma pesquisa realizada pela Procter&Gamble, intitulada “Psicologia do Sucesso” fornece uma compreensão fascinante dentro da psique dos atletas olímpicos, baseado em estudo conduzido por 325 atletas de todo o mundo. O relatório foi escrito pelo Professor Daniel Wann da Murray State University. Os resultados apontaram que dedicação exclusiva e treinamento intensivo não são os únicos elementos que elevam para cima o desempenho, dos esportistas de alto nível. Que resultados são estes e o que podemos aprender com os atletas.
A pesquisa que incluiu entre os 325 ex e atuais olímpicos de treze países do mundo, incluindo o Brasil, destaca outros fatores que têm impacto sobre a confiança – e por consequência sobre a performance – de um atleta numa competição decisiva. Também são descobertos os impactos de uma rede de suporte, amigos, família e fãs para o sucesso dos atletas. A seguir, os principais dados do estudo.
  • Ter o apoio dos familiares e dos fãs – 81% dos atletas afirmaram que o apoio dos fãs é um fator decisivo para melhorar seu desempenho durante as provas.
  • Receber incentivos – 64% afirmaram que mensagens dos fãs (via redes sociais e cartas) reforçam seu moral quando eles estão se preparando para uma competição. Consultar as redes sociais em buscar de mensagens de incentivo é uma prática de um em cada três atletas de 20 e 29 anos.
  • Jogar em casa – 60% dos atletas consultados concordam que há mais chance de vencer quando se joga em casa, com o apoio da torcida. Ou seja, encorajar e incentivar estar longe de ser energia jogada fora.
  • Fortalecer o espírito – 48% confessam ter um “ritual” pré-evento, como usar determinada peça de roupa ou entrar sempre pelo mesmo lado da canoa. Os céticos podem afirmar que é só supertição, mas os perspicazes interpretam como uma forma de entrar com o espírito positivo e fortalecer a concentração.
  • Gostar da imagem que vê no espelho – 64% acreditam que, quando a aparência está boa, o desempenho esportivo é melhor. Sentir-se bem consigo mesmo e ter certeza de estar causando boa impressão, assim, não é mera vaidade – é higiene mental.

Se pararmos para pensar na vida de um cidadão comum é bem isso que acontece. É claro o mérito é do Procter&Gamble, de patrocinar pesquisa tão reveladora. Vamos fazer um paralelo dos resultados dos atletas com este cidadão comum:
  • Apoio da família para vencer a dificuldades que aparecem;
  • Mensagens de incentivo dos amigos quando não estamos em uma boa fase;
  • Atuamos melhor onde nos sentimos mais seguros – em casa, no trabalho, na escola, ou com turma;
  • Ter um ritual só seu para fazer aquilo que você faz melhor.
  • Estar bem consigo mesmo é o primeiro e melhor passo para ter sucesso num empreitada.

É a vida. Devemos estar abertos a aprender sempre, até com as pessoas comuns que se desafiam em tarefas muitas vezes impensáveis por nós, mas que com muito treino e disciplina, conseguem alcançar performances fantásticas – os atletas Olímpicos.

Um comentário:

  1. Pensamento positivo, acreditar em si próprio e apoio da família são alguns dos segredos do sucesso dos atletas e que podem muito bem servir para os cidadãos comuns, como eu.

    ResponderExcluir