diHITT - Notícias BUYMAZON: Raios Ascendentes São Registrados em São Paulo.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Raios Ascendentes São Registrados em São Paulo.


newsletter semanal da FAPESP trouxe uma notícia muita interessante: o registro de um raio ascendente. Você sabe o que é isso? É um raio que ao invés de vim do céu para a terra, vai da terra para o céu. Não acredita?! Então confira este fenômenos surpreendente  no artigo abaixo. As imagens são de tirar o fôlego.

A agência FAPESP, anunciou que pesquisadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram um raio ascendente em São Paulo durante uma tempestade de inverno.
Os pesquisadores do Elat registraram pela primeira vez imagens desse tipo de raio no Brasil que, em vez de descer das nuvens e atingir o solo – como ocorre com a maioria das descargas atmosféricas –, parte de algo na superfície e se propaga em direção à nuvem.
Recentemente, registraram durante uma tempestade de inverno mais um raio ascendente, que partiu de uma das torres de telecomunicações instaladas no Pico do Jaraguá, em São Paulo. O que chamou a atenção dos pesquisadores foi a quase total ausência de raios durante a tempestade que gerou o raio ascendente.
“Foi uma sorte registrar esse raio ascendente, pois não havia nenhum indício de atividade elétrica na nuvem”, disse Marcelo Saba, pesquisador do Elat e responsável pelas observações.
De acordo com Saba, a constatação revelou, de forma inédita, que, mesmo na ausência de raios descendentes – que descem das nuvens e atingem o solo –, os raios ascendentes podem acontecer.
Para mais informações: INPE 

5 comentários:

  1. Sabiam que raio pode cair da terra e não só do céu? É verdade. Vejam esta notícia no blog da Buymazon. Imagens lindas!!!

    ResponderExcluir
  2. Gozado... em 1957, na Popular Mechanix eu li que todos os raios partem do polo negativo (ou inversamente o positivo) para encontrar seu polo contrario nas nuvens conforme estas estejam carregadas. Por sinal, uma reportagem com mais conteúdo do que o seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, obrigada por sua visita e por seu comentário. Um dos princípio da física é este cargas contrárias se atraem e iguais se repelem. E isso vai acontecer sempre. O que é comum entre as nuvens, dai o trovão causado pelas trocas de cargas entre elas, e os raios, quando há atração das cargas nas nuvens pela terra. O que aconteceu é pouco comum. As cargas do solo atraídas pelas cargas das nuvens. Uma reportagem é bem mais abrangente, e o post a que você se refere, teve apenas o carater de anunciar uma notícia. Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Alex, também não entendi. O link remete a outro site. Acho que você não deve levá-lo em consideração. Não da forma que esta. Talvez seja um bug ou a página não exista mais ou mudou de endereço. Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir