diHITT - Notícias BUYMAZON: Viver Meus Amigos é Causar. O efeito !? Ah Este é consequência.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Viver Meus Amigos é Causar. O efeito !? Ah Este é consequência.

Você sabe o que há em comum entre Rousseau, Mary Shelley e Guimarães Rosas? Pensamentos sobre a vida. Não de maneira geral, mas sobre suas próprias vidas e experiências, refletidas no universo de cada um deles, que expande-se depois para universo de todos nós. É o eterno questionar sobre tudo e sobre todos, nos atingindo em cheio. 
Quantas vezes não nos perguntamos se estamos fazendo a coisa certa? Ou se fizemos com a vida o que deveríamos ter feito? É cara amiga, caro amigo, estas personalidades de destaque também tiveram seus dias de: E agora?

Depois de refletirmos bastante, por diversos caminhos trilhados, juntando todas as possibilidades chegamos quase sempre, com pequenas variações, as mesmas conclusões:
  • Não foi suficiente;
  • Puxa, valeu a pena;
  • Foi bom não me mexer;
  • Droga, fiz tudo errado.
Concordam? Não! Tudo bem. Mas você concordara com que os caras abaixo pensam.
Também não? É ... faz parte discordar.

"Para conseguir aceitar-se nos outros é preciso recursar-se a si mesmo." - Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.

"O mundo todo é selvagem no coração e estranho na superfície." - David Lynch (1946). Cineasta americano, diretor de televisão, artista visual, músico e ator ocasional. Conhecido por seus filmes surrealistas, onde ele desenvolve um estilo próprio e único. São dele: Coração Selvagem e Mulholland Drive.


"Sou o intervalo entre o que eu gostaria de ser e o que as pessoas me fizeram." - Fernando Pessoa (1888-1935). Poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões.

"O amanhã jamais se igualará ao ontem; nada, exceto o mutável, pode perdurar!" - Mary Shelley (1797-1851). Autora britânica de contos, dramaturga, ensaísta, biógrafa e escritora de literatura. É  mais conhecida por sua novela gótica Frankenstein: ou O Moderno Prometeu.


"Abençoados os que esquecem, porque aproveitam até mesmo seus equívocos." - Friedrich Nietzsche (1844-1900). Influente filósofo alemão do século XIX. Afirmava que a vida só se pode conservar e manter-se através de imbricações incessantes entre os seres vivos, através de lutas entre vencidos que gostariam de sair vencedores e vencedores que podem a cada instante ser vencidos. É a vontade de poder ou domínio ou de potência.

"Quando eu descobri todas as respostas da vida, mudaram-se as perguntas" - Sócrates (469a.c-499a.c). Filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. É considerado um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje um figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de seus discípulos como Platão e Xenofonte.


"Viver é muito perigoso." - João Guimarães Rosas (1908-1967). Um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata. Escreveu entre outras obras: Sagarana e Grande Sertão: Veredas.


"O homem tem tal predileção por sistemas e deduções abstratas que está disposto a distorcer intencionalmente a verdade, a negar a evidência dos seus sentidos para justificar sua lógica." - Fiódor Dostoievski (1821-1881). Escritor russo, considerado um dos maiores romancistas da literatura mundial. É tido como fundador do existencialismo, e sua obra dostoievskiana explora a autodestruição, a humilhação e o assassinato. Seus escritos são chamados de "romances de ideias", pela retratação filosófica e atemporal dessas situações. São escritos seus: Crime e Castigo e os Irmãos Karamazov.

Percebeu que estes entes não passaram desapercebidos pelo mundo. Foram marcados mas também marcaram. Não foi em vão a viagem. Viver meus amigos é causar. O efeito!? Ah este é consequência. Para estes caras as influencias foram o início e o fim: ora neles ora na gente. O mundo nunca foi mais o mesmo, depois deles. Então deixe o mundo melhor. Você pode. Nós podemos.
Pelo conteúdo da obra, destaco meus heróis neste artigo. Com menos de um milionésimo de seu pensamento sobre a vida, encurtadas em uma única frase.



3 comentários:

  1. Pensar sobre a vida e questionar sobre tudo faz parte da nossa existência, o bom é ter na histórias pessoas que tiveram a sabedoria de sintetizar alguns desses questionamentos em uma frase.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Sintético e profundo: "Viver é causar!"

    Para se pensar.

    Parabéns pelo artigo!

    ...

    Oscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oscar, muito obrigada amigo pelo comentário e pela visita ao blog. Vamos buscar sempre os melhores temas e abordar de maneira sucinta e inteligente para agradar amigos como você!!! Um abraço!!!

      Excluir