diHITT - Notícias BUYMAZON: Qual a Diferença entre Defensor, Promotor e Procurador?

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Qual a Diferença entre Defensor, Promotor e Procurador?

Olhando assim parece tudo igual. Mas não de engane. Cada um desempenha uma função diferente da outra. Todos trabalham em causas que envolvem a sociedade, o governo, aquela briga com morte, o mensalão e até seus direitos civis individuais. Vamos ver cada um deles: onde atuam e o que fazem. Você podem precisar de um deles algum dia.


Defensor público - 
Órgão: Defensoria Pública do Estado


O que faz: "Se não puder pagar um advogado, o Estado arranjará um para você". Defensor Público é o advogado dessa famosa frase que virou lei na Roma antiga. Ele trabalha para quem não tem condição de contratar um ad­vogado particular. Geralmente, são causas individuais, como pensão alimentícia.



Promotor de justiça - Órgão: Ministério Público do Estado

O que faz: Trabalha em favor do povo. Ele atua em causas criminais, como desvio de di­nheiro por parte de políticos e outras que atingem a sociedade como um todo: direitos do consumidor, meio ambiente, patrimônio cultural e público etc. O promotor da área criminal tem como missão fazer a defesa da lei, da sociedade. É ele que quem faz com que o individuo que esta sendo prejudicial à sociedade seja julgado e tenha a pena que o crime cometido exigir.

Procurador do Estado - Órgão: Procuradoria-Geral do Estado

O que faz: Defende os interesses do governo. O procurador do Estado pode, por exemplo, ser autor de uma ação de despejo de ocupantes de um prédio público ou contra uma empresa que não paga impostos. Age dentro dos municípios. É quem apresenta a denúncia para defender os interesses de seu Estado, indiretamente do povo daquele Estado. 




Procurador da República - Órgão: Ministério Público Federal

O que faz: é quem representa a justiça na esfera federal. O procurador trabalha em causas que atingem todo o país, como falsificação de dinheiro e tráfico internacional de drogas. Ele também atua em áreas específicas, que podem representar alguma entidade governamental, como INSS e Ibama. Foi que apresentou a denuncia do mensalão ao STF.

Todos são funcionário públicos, estadual ou federal. E através de concurso público que se tem acesso a qualquer uma delas. 

Fonte: 
Superinteressante.
Google Imagens.

5 comentários:

  1. Há sempre dúvida entre estas profissões. mas com este artigo todas as dúvidas estão esclarecidas. Onde atuam, o que fazem e como chegar lá.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, estamos te seguindo aqui e no dihitt.
    Obrigada por nos seguir e pelos elogios.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, pela visita e pela cortesia. Fico feliz por ter vindo, e aproveito para dizer que volte sempre. A casa é sua também.

      Excluir
  3. Interessante... Ótimas as informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, obrigada por sua visita e que bom o artigo lhe serviu. Esperamos que volte outras vezes. Vamos nos esforçar para que volte sempre.

      Excluir