diHITT - Notícias BUYMAZON: Degas e Cezanne: As Bailarinas e a Geometria.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Degas e Cezanne: As Bailarinas e a Geometria.

Edgard Degas (1834 -1917) e Paul Cezanne (1839 -1906), são dois grandes expoentes do impressionismo e se destacam por suas trajetórias, técnicas e claro, por suas obras. 
Contemporâneos na França do final do século XIX, é grandiosa a contribuição deles para o impressionismo.
Edgard Degas também é lembrado por seu trabalhos como gravurista e escultor francês. Como pintor embora seja muito presente em sua arte, o Realismos, o Renascimento Italiano e o Modernismo, no Impressionismo se destaca por seu estudo e talento em retratar como ninguém o movimento. Seja na leveza e requinte da dança ou no agilidade e vigor dos cavalos, eternizado por seus quadros de bailarinas e corridas de cavalos.
Amigo e critico da técnica de Edouard Manet, chegou a adquirir quadros de Paul Gauguin, Van Gogh e Paul Cezanne, (os dois primeiros serão temas do próximo artigo sobre Impressionismo) além de outros pintores da época, que apesar da origem rica, precisou se desfazer da coleção para saldar dívidas.

Paul Cezanne preferia a natureza e as formas geométricas com que os corpos e objetos podiam conter. Ele queria "tratar a natureza pelo cilindro, pela esfera, pelo cone" (um tronco de uma árvore pode ser considerado um cilindro, uma cabeça humana como uma esfera, por exemplo)
Preferia o campo e por isso passava horas pintando. Fizesse, sol ou chuva.

É considerado por muitos como um pintor pós-impressionismo e foi por Matisse e Picasso chamado de "pai de todos nós", por causa do forte influência provocada nos modernistas - principalmente o Cubismo - no início do século XX por sua arte.
Cezanne foi pupilo de Camille Pissarro (1830 - 1906) e foi este que o influenciou a tentar cores brilhantes, e dado a preferência por cores e formas da natureza,  paisagens e natureza-morta foram objetos frequentes e principais temas de muitos de seus quadros.
Tanto Degas como Cezanne tiveram juntos com outros pintores impressionista de sua época, dificuldade para expor seus quadros, mas por dedicação e amor insistiram e tornaram-se referência até hoje para muitos pintores já consagrados e ainda o serão para muitos que estão por vim.

Fontes: 
Google Imagens

Um comentário:

  1. Início em inspirações diferentes: um nos movimentos outro na natureza. Ambos construíram uma trajetória de dedicação a arte e tornaram-se inspiração para milhares de pintores. O impressionismos não seria o mesmo sem estes dois caras.

    ResponderExcluir