diHITT - Notícias BUYMAZON: Impressionismo: A Dama Americana e o Mestre Antilhano.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Impressionismo: A Dama Americana e o Mestre Antilhano.

Retornando aos artigos sobre o Impressionismo, chegou a vez de Mary Cassatt e Camille Pissarro. Ela, nascida em 1843, ele 1830, Americana de Pittsburgh, filha de pais de ascendência francesa, ainda menina, fascinada pelas obras de artes européia, estuda na Academia de Artes da Pensilvânia, na Filadélfia. 
Ele, nascido na Ilha de St. Thomas, no Caribe, filho de judeu francês de ascendência portuguesa e mulata da cor, a senhora Raquel Monzano-Pomie. Já viu que diante de tantos ingredientes, tinha que sair coisa boa para estes dois, ainda esboços de grandes artistas.

Tanto Mary quanto Camille, contrariaram a vontade dos pais que almejavam futuro diferentes para os filhos. E dado ao interesse por arte e o talento para desenhos serem maiores que o desejo dos pais, Cassatt aos vinte e um anos, parte para a Europa onde estudará em atelies particulares.Pissaro, chegará a estudar em Paris, mais voltará a St. Thomas para cuidar dos negócios da família. E é somente aos 23 anos que ele, agora com o incentivo do pai, dedicar-se-á ao seu sonho: ser pintor.
Tanto ela quanto ele procuraram aprender com quem já estava no oficio a mais tempo, porém dado a grande concorrência na época, do mercado de artes de Paris, e se tratando da nova escola que surgia - O Impressionismo - Cassatt assim como muito outros grandes nomes, a citar: Renoir e Manet, teve também seus trabalhos recusado na  Grande Mostra de Artes no Salão de Paris. 
Era o impacto na nova escola surgida. Já Pissaro é considerado o único artista impressionista que teve seus trabalho exposto em todas as oito exposições do grupo. 
Grupo este formado por nomes do quilate de  Morisot, Renoir, Monet, Degas, Paul Cézanne e os próprios Cassatt e Pissaro, entre outros. 
Camille é considerado co-fundador do Impressionismo. Respeitado entre seus pares, foi mestre de muitos pintores, incluindo aqui, Paul Gauguin. Enquanto Mary uma das mais ricas entre seus colegas pintores, e dona de uma rede social invejável, ajuda a promover o trabalho de seus colegas, inclusive a compra de seus quadros. 
Foi dela o trabalho de divulgação do Impressionismo nos Estados Unidos. 
Pissaro hoje é considerado um dos paisagistas mais importantes do século XIX, morreu em 1903. 
Cassatt em consequência do diabetes, fica quase cega em 1915, e praticamente deixa de trabalhar, morre em 1926, como o penúltimo membro do grupo original que criou, desenvolveu e propagou - O Impressionismo - . Meses antes de Monet.



Fonte: 
Wikipedia/Mary Cassatt
Wikipedia/Camille Pissarro
Passei Web
Google Imagens



3 comentários:

  1. Retornando aos artigos sobre o Impressionismo, chegou a vez de Mary Cassatt e Camille Pissarro. Ela, nascida em 1843, ele 1830, Americana de Pittsburgh. Ele, nascido na Ilha de St. Thomas, no Caribe, filho de judeu francês de ascendência portuguesa e uma mulata da cor, a senhora Raquel Monzano-Pomie.

    ResponderExcluir
  2. Amo a arte mais do que moderna do impressionismo com suas cores transmitindo alegria,reflexos de luz sugerindo transparência e harmonia de cores á natureza.
    Monet e Renoir,mestres eternos.
    Adorei essa matéria.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Raquel. Que bom tê-la por aqui de novo!!!
      Muito feliz fiquei por ter gostado da matéria. Esses caras são demais, e não me canso de admira-los: suas arte, sua história e sua determinação.
      Monet e Renoir, como disse serão sempre mestre eternos.
      Muito obrigada e tenha uma ótima semana amiga!!!!

      Excluir