diHITT - Notícias BUYMAZON: O Mineiro e o Queijo: Entre a Tradição e o Proibido.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Mineiro e o Queijo: Entre a Tradição e o Proibido.

É este o título do DVD de Helvécio Ratton, diretor que mostra desde o passo a passo da fabricação do delicioso queijo artesanal mineiro - da ordenha a fermentação - Aos desafios de seus personagens, até a odiosa condição em que são colocados para manter uma tradição secular, que trouxe o status de patrimônio cultural e histórico ao queijo. E bem poderia ser o principal captador de renda as milhares de famílias envolvidas em sua produção. 
Ratton com este trabalho pretende chamar a atenção para uma condição no mínimo curiosa. Uma lei federal de 1952, proíbe a circulação do queijo para fora de Minas devido as condições artesanais em que são feitos, pois este usa leite cru em seu preparo, e não leite pasteurizado, o que preconiza a lei. 


E embora outras iniciativas legislativa tenham sido tomadas desde então, pouco na prática mudou. A comercialização para fora do estado continua proibida, e o que faz a alegria gastronômica dos bares belo-horizontinos é apenas para mineiro vê e saborear com este trem bão.

O Mineiro e o Queijo, em suas cenas, mostra vários pontos. Um deles é que como é proibido comercializar a iguaria fora do estado, e a produção é grande, uma das consequências é a queda do preço e prejuízo dos artesãos. Outra muito pior, onde todos perdem é o contrabando do queijo para outros estados, que corre solto. 
Que bom seria encontrar uma solução que fosse bom para a lei, para a tradição e para o comercio. Muitas cidades pequenas na Europa e nos Estados Unidos, comercializam seus produtos alimentícios feitos também de forma artesanal sem nenhuma restrição. Como? Tolerância, bom senso e tecnologia podem estar na resposta. Quem sabe? experimente falar com qualquer um dos artesãos envolvidos.






Para saber mais:
SertãoBras
Conspiração Gastronômica
Mundo Mix

Um comentário:

  1. Ótimo filme. Mostra que não é tão pacato a vida no interior de Minas. Há milhares de famílias lutando pela sobrevivência sua e de uma tradição.

    ResponderExcluir