diHITT - Notícias BUYMAZON: Os Dez Livros Mais Caros de Todos os Tempos.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Os Dez Livros Mais Caros de Todos os Tempos.

Não é segredo que gosto de livros, e tenho paixão por eles desde criança. Minha mãe incentivava a leitura e comprava para mim pequenos livros e revistinhas em quadrinhos. Acho que assim não deixava ela maluca com minhas traquinagens. Embora ache que sempre fui comportada, mas ela afirma com categoria que eu era fogo na roupa. Então viva os livros!
Pesquisando sobre livros, encontrei este artigo dos dez livros mais caros do mundo. Dessa lista conhecia a Bíblia de Gutemberg, um outro com os croquis e projetos de Da Vince e um mais um com tratado sobre pássaros e plantas. E só. 

Entretanto me surpreendi com as raridades ainda existente mesmo com as pragas, incêndios e inundações nos lugares onde seus criadores foram nascidos. Surpreendeu-me mais ainda os valores que as pessoas endinheiradas estão disposta a pagar para dê-los. Confesso que devido a minha paixão eu faria tal loucura só para ter um desses tesouros pertinho de mim. 
Dizer entre os dentes com os olhos levemente cerrados, a na pontinha um sorriso malicioso: Meu precioooso! ... Ok, voltei, voltei ao texto.
Poder apreciar um exemplar bem conservado, e porque não vivo, resultado da mente criativa e genial de alguns ilustres humanos.

Como antes deixei escapar nas entrelinhas, sempre achei livros uma preciosidade, mas fiquei surpresa ao encontrar nesta lista verdadeiros tesouros da literatura mundial e do conhecimento do homem no universo da ciência, letras e arte. Você como eu vai ficar conhecendo livros que sozinhos valem mais que muitas fortunas por ai, bem como um único livro pode valer bem mais que seu peso em ouro.
São raridades guardadas por colecionadores a sete chaves, provavelmente chaves tão valiosas quanto os próprios livros. Veja por si só se não tenho razão no meu entusiasmo.

1. O Primeiro Livro de Urizen, William Blake - 2,5 milhões de dólares.
Originalmente impresso em 1794, O Primeiro Livro de Urizen é uma das principais peças (e alguns dizem que o mais importante) das obras proféticas de Blake. Um apenas de oito exemplares conhecidos, sobreviveu e foi vendido em Nova York de Sotheby em 1999 por US $ 2,5 milhões para um colecionador particular. Imagina se encontram os outros sete? Se já não encontraram.
2. Os Contos de Beedle, o Bardo, J.K. Rowling - 3,98 milhões de dólares.
Antes um livro, destinado a ser um livro infantil nos mesmos moldes dos livros infantis como Harry Potter e as Relíquias da Morte, que tornou-se um best seller no mundo todo, este livro foi criado por JK Rowling em sete exemplares originais apenas, cada um manuscrito e ilustrado por Rowling. Seis foram dados a amigos e editores, mas, em 2007, um dos sete foi colocado em leilão. Que foi arrematado pelo Amazon.com que pagou $ 3,98 milhões pelo exemplar, tornando-se o manuscrito mais caro da era moderna, já comprado em leilão. O dinheiro da venda do livro foi doado para o The Children´s Voice, uma campanha de caridade.



3. Cosmographia 
Geographica, Cláudio Ptolomeu - 4 milhões de dólares.
O primeiro atlas impresso do mundo, e primeiro livro do mundo a fazer uso de ilustrações gravadas. O livro de Ptolomeu Cosmographia, de 1477, foi vendido ao Sotheby, Londres, em 2006 por £ 2.136.000, ou quase US $ 4 milhões na época. Um sonho para os geográfos.


4. Tratado sobre Árvores Frutíferas 4,5 milhões de dólares.
Escrito por Henri Louis Duhamel du Monceau, ilustrado por Pierre Antoine Poiteau e Jean Pierre François Turpin, é definitivamente o livro escrito sobre árvores frutíferas mais caro (com 16 variedades diferentes!) do mundo. Uma cópia deste volume, de um exuberante conjunto de cinco, com ilustrações e texto originais, foi vendido por cerca de US $ 4,5 milhões em 2006.



5. A Bíblia de Gutemberg - 4,9 milhões de dólares.
Uma cópia da Bíblia de Gutemberg foi vendida em 1987 pelo valor recorde de 4,9 milhões de dólares, no Christie, Nova York. Apenas 48 unidades foram impressas por Gutemberg, o primeiro a usar tipos móveis para impressão de livros e jornais. Invento revolucionário.

6. Primeiro Folio, William Shakespeare - 6 milhões de dólares.
Embora o preço original para fazer Primeiro Folio tenha sido de uma libra apenas (valor equivalente no Brasil ao serviço cobrado para encadernar colocando capa de couro ou adornos no livro), o livro de comédias, tramas e tragédias, de um dos maiores escritores e dramaturgo inglês, encontrados na forma de cópias bem conservadas, estão entre as descobertas mais valorizadas entre os colecionadores de livros. Em 2001, o co-Fundador da Microsoft Paul Allen comprou um exemplar por 
US $ 6.166.000 Dólares, no Christie, Nova York.


7. Os Contos de Canterbury, de Geoffrey Chaucer - 7,5 milhão dólares.
A primeira edição do século XVI foi vendido por R$ 4,6 milhões (ou cerca de US $ 7.5 milhões na época) na Christie, em Londres, em 1998. Das dúzias de cópias conhecida da edição de 1477, este foi o último exemplar a ser mantido em coleção particular, e foi comprado no final do século XV pela bagatela de seis libras. O raro livro foi arrematado na venda da biblioteca John Radcliffe, feito pela Christie em 1776. Foi ou não foi um ótimo investimento?!


8. Aves da América, James Audubon - 11,5 milhões de dólares.
Em 2000, a Christie leiloou uma cópia (uma entre apenas 119 exemplares completos conhecidos no mundo) das Aves da América por US $ 8.802.500,00 dólares. Dez anos depois, mais uma edição completa foi vendida em Londres, na Sotheby por £ 7.321.250 (ou cerca de US $ 11,5 milhões). Recentemente, uma outra cópia do enorme conjunto de quatro volumes foi a leilão na Christie, e outro recorde foi batido. Onde será estão os outros exemplares?


9. Os Evangelhos de Henrique, o Leão, Ordem de São Bento - 11,7 milhões de dólares.
Originalmente encomendado por Henrique, o Leão, duque da Saxônia, para o altar da Virgem Maria na Catedral Brunswick, este evangelho foi comprado pelo governo alemão em Sotheby de Londres, em 1983, para £ 8.140.000,00 de libras, ou cerca de 11,7 milhões (na época ). Em 266 páginas, incluindo 50 ilustrações de página inteira, o livro é considerado uma obra-prima do século XII. Todo ilustrado em manuscrito românico.

10. O Código Leicester, Leonardo da Vinci - 30,8 milhões de dólares.
O mais famoso dos manuscritos científico de Da Vinci, o caderno de 72 páginas está cheio de reflexões escritas à mão do grande pensador e teórico sobre tudo, de fósseis para o movimento da água, da aerodinâmica para o quê faz a lua brilhar. O manuscrito foi comprado em 1717 por Thomas Coke. Em 1994, Bill Gates ficou com a revista em um leilão por 30,8 milhões de dólares americanos, tornando-se o livro moderno mais a ser vendido. Mas Gates em um sinal de total desapego colocou seu tesouro ao alcance do público em geral - ele digitalizou o livro e transformado-o em telas de screensaver distribuído com o Microsoft Plus! para Windows 95.

A despeito dos milhões, são ou não uma preciosidade?! Exemplares únicos, para proprietários únicos. Dê uma olhada nos sua biblioteca quem sabe não tem lá algo desta natureza, como um inédito de Alceu Amoroso Lima, Guimarães Rosa, Pedro Caminha, Padre Vieira, Tiradentes. Quem sabe...



Fonte: The Atlantic


8 comentários:

  1. Como antes deixei escapar nas entrelinhas, sempre achei livros uma preciosidade, mas fiquei surpresa ao encontrar nesta lista verdadeiros tesouros da literatura mundial e do conhecimento do homem no universo da ciência, letras e arte.

    ResponderExcluir
  2. Impressionantes os valores, já que para mim, os livros em si não encerram tanto valor, já que não me prestam a manuseá-los. Vaidades de colecionadores. Vai-se o homem e a obra fica ou melhor, a obra enterra o homem que no final, parece valer menos. Estou um sendo descrente com esses valores, pois humanitariamente, qual a contribuição dessas obras? Na Biblioteca Nacional do Rio, existem livros raros, mantidos em cameras refrigeradas que podemos manusear, respeitando certos cuidados, como o uso de luvas e máscaras. Esses livros são valiosíssimos e mesmo assim se prestam à consulta pública, podendo a humanidade se beneficiar do seu conteúdo. Ao meu ver, possuem um valor mais real.
    Um santo e rico natal para você e seus familiares! Que seja cheio de alegria e afeto!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luma querida, obrigada amiga por sua colaboração. Dizem que no Natal essas benção vem em dobro depois. rsrsrsrs
      É verdade o que você diz, mas só lembrando que o acesso é super burocrático. É aberto a pesquisadores, jornalista e outros abençoados, mas com solicitação lavrada em cartório, ou QI de alguém com muito QI. Fora isso, só folderes e cartão postal.
      Falo isso porque em viagem ao Rio durante um mês o que consegui foi o hall e um janela de vidro, e um guia dizendo não pode isso, pode aquilo, não pode foto, precisamos ir, etc. Pelo menos foi comigo assim a uns três anos atrás. Entendo que arte antiga deve ser guardada e preservada, mas no final é aquilo: a cultura tão distante quanto possível dos simples mortais, como eu que querem só a deleite de ver, a emoção de ter estado próximo.
      Fazer o quê?! Vivemos em um pais de coisas estranhas.
      Não importa. O que importa mesmo é sua amizade e seu carinho conosco.
      Feliz Natal amiga!!!!

      Excluir
  3. Olá boa noite, Meu nome é Fábio Fraga e tenho 30 anos, sou responsável pelo blog Chatos e Chatolin, um blog com conteúdo de primeira, gostaria de te convidar para conhecer o blog que a cada dia vem crescendo muito, não custa nada dar uma passadinha por lá e conferir algumas novidades, se gostar fique a vontade para me seguir e tem o meu Twitter, me ajude a fazer o blog cada vez melhor com seus comentários, suas indicações, compartilhamento enfim, muito obrigado e desculpe se incomodei de alguma forma.

    Acesse meu blog no link, há pode ficar tranquilo que não contém vírus e outras ameaças, sou contra essas coisas, pois já perdi meu blog algumas vezes.Eu utilizo o webmaster do Google assim fico informado sobre vírus no blog.

    Fique a vontade para conferir e conhecer o blog.

    http://chatosechatolin.blogspot.com/

    Abraços

    Fabio Fraga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio, muitíssimo obrigada por sua visita e por seu lindo convite para visitar seu blog. Vou sim lá, aliás fui. Te sigo no, inclusive no Twitter.
      Sinta-se a vontade para nos seguir e adicionar sua opinião a respeito dele.
      Um abração e feliz natal!!!

      Excluir
  4. Show essa postagem, os livros apresentados são verdadeira relíquias que não se perderam com o tempo... incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda querida!!! Que bom recebê-la aqui. Seja bem vinda.
      Amiga, gosto dessa coisa de livros antigos. Acho meu mágico, fantástico. Algo que veio, ficou e esta aí.
      Obrigada mais uma vez e boas festas para você !!!!!

      Excluir
  5. Oi Murilo, já nos cadastramos. Somos parceiros. Agora é só esperar pelas visitas. Obrigada pelo convite e oportunidade
    Um abraço, sucesso e feliz 2013!!!

    ResponderExcluir