diHITT - Notícias BUYMAZON: É Obrigatório: Chip Rastreador nos Carros Novos/Usados.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

É Obrigatório: Chip Rastreador nos Carros Novos/Usados.


O ano de 2013 vai começar diferente para uma parte dos motoristas brasileiros. Pelo menos inicialmente para quem vai pegar um carro novo. O SINIAV – um tipo de SIVAM para carros – vai entrar em operação em todo o país, começando obrigatoriamente pelos carros novos. Todos – sem exceção – terão que sair de fábrica com o chip de rastreamento. Não se trata daquele rastreador que o proprietário pode ou não ativar no momento da compra.
O chip do SINIAV estará sempre ativo e identificando o veículo em qualquer ponto do território nacional, seja em estradas ou vias urbanas. O dispositivo vai custar R$ 5,00 e será cobrado do proprietário na hora de licenciar. Ele vai permitir que os órgãos de trânsito fiscalizem a frota nacional, a fim de evitar roubo/furto de veículos/cargas, controlar tráfego, restringir acesso em zonas urbanas, fiscalizar velocidade média, aplicar multas, localizar veículos roubados, enfim, uma série de funções agregadas.
O sistema vai utilizar uma série de antenas fixas ou móveis para fiscalizar a frota. Além disso, os carros usados também deverão ser equipados com o chip até julho de 2014. Os estados vão programar as instalações individualmente.
O serviço deve ser feito no momento do licenciamento. Quem não portar o chip terá de pagar multa deR$ 127,69, além de ter cinco pontos na CNH e ter o veículo retido.
PS: Faltou avisar que se o tempo gasto entre duas antenas for menor que o estipulado, conforme as placas de velocidade, ou seja, andou acima do limite, portanto gastou menos tempo entre as antenas, vai ser multado por excesso de velocidade também!!!

17 comentários:

  1. Ele vai permitir que os órgãos de trânsito fiscalizem a frota nacional, a fim de evitar roubo/furto de veículos/cargas, entre outras funções agregadas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    O sistema está sendo preparado aqui em Brasília.
    Considero muito bom e inibidor de violência no trânsito..
    Um abração.
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, por aqui em Manaus ainda não ouvir por parte das autoridades nenhum sinal de instalação. Depois me diz como ficou.
      Acho boa a ideia, mas essa coisa de saber por onde ando, me deixa um pouco com o pé atrás.
      Porém apoio e torço que dê certo.

      Excluir
  3. Gostária de saber se os veículos oficiais também serão obrigados a usar? A conta com toda certeza também será acrescido em taxas! Agora sim a curiosidade! Para o cidadão comum, somente os orgãos de trânsito terá acesso as informações? Quando houver necessidade de obter estes dados de um veículo oficial, será disponibilizado na internet, como forma de trânsparencia publica, pis será gastos do hierário dos cofres públicos?? E com certeza cidadãos de bens, poderão fiscalizar, carros oficiais, viaturas, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Anônimo,não conheço muito mas, tentarei responder suas questões.
      A lei é para todos, inclusive para os veículos oficiais.
      Sobre o acesso, o detran, o dono do veículo e da CNH, terão acesso. Este é um principio constitucional. Todos nós temos acesso a informações sobre nós mesmo, que estejam de posse dos órgãos oficias.
      Quanto ao acesso aos dados de veículos oficiais, se continuarem aplicando o princípio da transparência, como nas contas publicas, qualquer cidadão poderá ter acesso.
      Entretanto não nos esqueçamos que aqui é Brasil, o pais do jeitinho, da corrupção, da carteirada e do manda quem pode obedece quem tem juízo!!!
      Vai melhorar, mas não vai ser um paraíso. nada muda se NÓS não mudarmos.

      Um abraço e boa noite para ti.

      Excluir
  4. O único intuito disso aí é obter multa por velocidade e rastrear veículos com ipva atrasado para cobrar multas, o governo só investe no que lhe dá retorno, seu carro roubado pode esquecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah os caras não dão ponto sem nó. É claro que eles vão levar os deles. Vai melhorar eu acredito, mas devagar.

      Excluir
  5. Interessante. De repente o seguro vai ficar melhor! Maior loucura isso!! Será que esse chip evita de roubarem pneus??? Poxa, já tive de comprar pneus pq roubam meus pneus no estacionamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora, nós sempre acreditamos que estas iniciativas vão nos ajudar, mas as vezes é bom para alguns e outros não.
      Essa de roubarem seus pneus é muito desaforo.
      É uma consequência horrível, pois se não prendem então os bandidos tocam terror. Os ladrões estão mais abusados.
      Este chip vejo mais como uma forma de controle doque prevenção. É torcer para que não seja mais uma forma do governo tirar nosso suado dinheirinho.
      Beijos amiga!!!!

      Excluir
    2. Em estacionamento de boate acontece muito! É só ter um carrinho arrumado que pegam tudo!

      Excluir
    3. Já tive os retrovisores arrancados em uma festa que fui. Dessas grandes, como apresentação de banda.
      E olha que tinha o tal do cuidador: esses caras que pedem para tomar conta. Conta deles. De você não paga eles danificam seu carro.
      É de doer.

      Excluir
  6. BASTANTE PERTINENTE A POSIÇÃO DO CONTRAN / DENATRAN, UMA VEZ QUE O SERVIÇO EM VIGOR REPRESENTARÁ UMA QUEDA BASTANTE SIGNIFICANTE O QUESITO FURTOS, ROUBOS, SEQUESTROS RELÂMPAGOS E ETC.
    E APROVEITANDO O ESPAÇO QUERO EXTERNAR QUE HOJE FAÇO PARTE DE UMA CIA QUE LHE PAGA PARA VOCÊ USAR O RASTREADOR DA MESMA.
    Maiores informações, favor enviar email para trindadegifts@gmail.com

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso como você Junior, ações como esta vão trazer muitos benefícios aos condutores, e inibe os bandidos.
      Isso que você falou é como se fosse testes, não é?! Ok, para mais informações só via e-mail?!
      Amigo obrigada por sua visita e por seu comentário.
      Vamos nos ver mais a frente. Um abraço!!!!

      Excluir
  7. sera que vai melhorar? creio q sim mas as seguradoras vao perder nesta historia evandir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tendência é incluir cada vez mais tecnologia, o uso eficiente por parte de empresas e órgãos pode fazer toda a diferença, e trazer muitos benefícios para os condutores. Torço para que melhore.

      Excluir
  8. Uma questão que uma vez mais levanta a dualidade segurança vs invasão de privacidade. Muito se debaterá nos próximos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, muitíssimo obrigada por sua visita e atenção dispensada ao nosso artigo. Desculpe a demora para responder, estou um pouco afastada do blog, mas cá estou lhe respondendo.

      Espero e torço para que seja uma solução que vá nos ajudar e não atrapalhar ou ferir algum direito.

      Um abraço, volte sempre.

      Excluir