diHITT - Notícias BUYMAZON: Em Que Ano Estamos? 1435, 5773 ou 4711?

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

sábado, 19 de janeiro de 2013

Em Que Ano Estamos? 1435, 5773 ou 4711?

Desde que o homem resolveu fixar residência, a necessidade de marcar o tempo, surgiu: é o tempo para o plantio e colheita; o tempo da caça; as datas festivas e religiosas, seu próprio tempo - nascimento, vida e morte. Enfim, estava inventado o calendário. Do mais famoso - Maia, aos menos conhecidos  - Persa e Indu, até os místicos como o Maçônico, passando pelo Indígena,  Juliano, e outros. 
O Calendário Cristão ou Gregoriano, o mais popular, adotado até na China desde 1912, é a referência global para negócios e para as datas festivas mais comum entre os diferentes povos do planeta. Vou falar aqui de três deles. Dois deles pouco conhecidos do grande público, mas bastante utilizado pelo caráter religioso - Judaico e Islâmico. O outro tenho gosto pela cultura e história - o Chinês. Espero que gostem e apreciem sem moderação o passar do tempo.


Para o site Observatório da UFMG, existem na atualidade aproximadamente 40 Calendários em uso no mundo, que podem ser classificados em três tipos. 

1- Solares: Baseados no movimento da Terra em torno do Sol; os meses não têm conexão com o movimento da Lua. (exemplo: Calendário Cristão) 
2- Lunares: Baseados no movimento da Lua; o ano não tem conexão com o movimento da Terra em torno do Sol. (exemplo: Calendário Islâmico) 
3- Lunisolares: Os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sol e os meses com o movimento da Lua em torno da Terra. (exemplo: Calendário Hebreu)
    
Falemos de alguns deles:


Calendário Islâmico ou Calendário Hegírico é um calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira - a fuga de Maomé de Meca para Medina. O mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar.

Este calendário baseado no ano lunar não corresponde aos calendários do ano solar, por isso os meses islâmicos retrocedem a cada ano que passa em relação aos calendários baseados no ano solar, como o Calendário Gregoriano, por exemplo. O ano atual para os islâmicos é o de 1435. 


Meses do Calendário Islâmico
1º - Muharram
2º - Safar
3º - Rabi al-Awwal
4º - Raby al-THaany
5º - Jumaada al-Awal
6º - Jumaada al-THaany
7º - Rajab
8º - Sha'aban
9º - Ramadan
10º - Shawwal
11º - Dhu al-Qidah
12º - Dhu al-Hija


Quer saber que dia é hoje no Calendário Islâmico, click AQUI 



Calendário Hebreu ou Judaico, como também é conhecido, possui uma seqüência de meses baseada nas fases da Lua mas de tempos em tempos um mês inteiro é intercalado para o Calendário se manter em fase com o ano tropical. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses. 
O primeiro mês do calendário judaico é o mês de Nissan. Entretanto, o ano novo judaico ocorre em Tishrei (quando é acrescentado um número ao ano anterior). O calendário judaico começa com a criação da 'neshamá' (estrutura espiritual/alma) de Adão, o primeiro homem dentro da crença judaica, há cerca de 5773 anos.
MêsDuraçãoEquivalente ao calendário gregoriano
Nissan
Iyar
Sivan
Tammuz
Av
Elul
Tishrei
Heshvan
Kislev
Tevet
Shevat
Adar
Adar II
30 dias
29 dias
30 dias
29 dias
30 dias
29 dias
30 dias
29/30 dias
30/29 dias
29 dias
30 dias
29/30 dias
29 dias
Março-Abril
Abril-Maio
Maio-Junho
Junho-Julho
Julho-Agosto
Agosto-Setembro
Setembro-Outubro
Outubro-Novembro
Novembro-Dezembro
Dezembro-Janeiro
Janeiro-Fevereiro
Fevereiro-Março
Março-Abril

Quer saber que dia é hoje no calendário Judaico, click AQUI 


Calendário Chinês é o mais antigo registro cronológico de que se tem conhecimento na história. A partir dele surgiu o horóscopo chinês. Na Ásia diversos países adotam calendários parecidos com o chinês.
O calendário surgiu com o terceiro herói cultural, Huang-ti, o Senhor Amarelo ou Senhor Augusto. Foi introduzido em 2.637 a.C., baseado nas fases da lua e, posteriormente, no ano lunissolar de 12 meses.

O calendário chinês também é lunissolar. Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), são acrescentados a cada oito anos noventa dias ao calendário, ou aproximadamente duas lunações. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar. 

A partir de Janeiro de 2013, estaremos no ano 4711 do calendário chinês - o ano da Serpente. O próximo artigo sobre o tema trará mais detalhes sobre o ano da Serpente. AGUARDE!!


Meses do Calendário Chinês
1º - Zi (Rato)
2º - Chou (Boi)
3º - Yin (Tigre)
4º - Mao (Coelho)
5º - Chen (Dragão)
6º - Si (Serpente)
7º - Wo (Cavalo)
8º - Wei (Carneiro)
9º - Shen (Macaco)
10º - You(Galo)
11º - Xu (Cão)
12º - Hai (Porco)




Para saber mais sobre estes e outros calendários, click AQUI 


7 comentários:

  1. São curiosos e com origem distintas, porém com vários pontos em comum. Tudo para medir o tempo: uma quase obsessão humana. Confira neste artigo.

    ResponderExcluir
  2. É cada povo tem sua história e vemos então como é importante a contagem do tempo. Saber quem está correto nunca vamos saber. Para a ciência por exemplo Terra tem cerca de 4,7bilhões de anos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso, meu muito obrigada por sua visita e carinho em deixar seu comentário aqui, na Buymazon.
      É verdade, exato, exato mesmo, não é. Sempre vamos duvidar, mas estes artifícios são usados até hoje e o seguimos piamente, não é mesmo.
      Um abraço!!

      Excluir
  3. Eu adoro artigos assim, que me instigam a procurar e saber + sobre o determinado assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton obrigada por sua visita e carinho conosco. Fico feliz que tenha gostado. Adoro história, e a antiga então, me renderá muitos artigos ainda, pois como você, gosto de procurar e pesquisar coisas do gênero.
      Valeu amigo, uma boa noite.

      Excluir
  4. Olá meu amigo blogueiro!

    Adorei seu blog, você conhece o Egrana?
    Um sistema de publicidade inovador

    Paga R$:0,50 a cada 1000 visualizações únicas do banner
    Pop-Unders: R$: 2,00 a cada 1000 visualizações únicas

    Você pode fazer indicações e ganha 10% dos rendimentos dos seus indicados

    Olha eu uso e aprovo, um ótimo sistema, seus ganhos são atualizados a todo instante, painel de facil entendimento
    você pode cadastrar vários blogs e sites.


    Para se cadastrar acesse esse endereço: http://ads.egrana.com.br/indica/418

    Um bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigada por seu convite. É uma oportunidade mesmo de ganhar uma grana extra. Não conheço o Egrana, mas vou me informar e me cadastrar.
      Um abraço.

      Excluir