diHITT - Notícias BUYMAZON: Teatro Amazonas: Onde Espetáculo e Beleza se Encontram.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

domingo, 13 de janeiro de 2013

Teatro Amazonas: Onde Espetáculo e Beleza se Encontram.


O Teatro Amazonas não é somente o ícone de uma época, é também uma página da história, a personificação da beleza, e palco de espetáculos memoráveis. Patrimônio Cultural e Arquitetônico do Amazonas, viu a cidade crescer ao seu redor, nos últimos 117 anos. Quando vier a Manaus, reserve um tempo para conhecer no coração da floresta, um lugar onde a beleza e o espetáculo se encontram.

Símbolo máximo do rico Ciclo da Borracha, o suntuoso Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896 para a apresentação de peças e óperas de companhias europeias. A construção é encantadora por dentro e por fora: a fachada neoclássica é pintada de rosa e apresenta uma cúpula feita com 36 mil escamas de cerâmica nas cores da bandeira brasileira.
Teto do salão nobre: 'Olimpo dos Artistas' é uma
pintura em perspectiva de Domenico de Angelis
(Foto: Frank Cunha/G1 AM)

No interior, chamam a atenção o hall de entrada em mármore português, a escadaria em  mármore italiano e ferro inglês e a sala de espetáculos, é decorada com lustres e máscaras venezianos. 
Em maio, o teatro é cenário para o concorrido Festival Amazonas de Ópera, criado em 1997. Caso não seja possível assistir espetáculos, vale a pena fazer uma visita guiada.  
Salão nobre do teatro onde os frenquentadores dançavam após os espetáculos (Foto: Frank Cunha/G1 AM)


Para a materialização do projeto arquitetônico do Teatro Amazonas foram contratados pelo Gabinete Português de Engenharia e Architetura de Lisboa, responsável pelas obras, arquitetos, construtores, pintores e escultores vindos da Europa. 

Destaques.

A sala de espetáculos do monumento, com capacidade para 700 pessoas  e o salão nobrecom capacidade para 200 pessoas, possuem características barrocas é aberto apenas para visitação, possui no teto a pintura denominada “A glorificação das Bellas Artes na Amazônia”, de Domenico de Angelis. O artista Crispin do Amaral pintou o Pano de Boca do teatro. 

O salão de espetáculos esta divido em plateia com 266 poltronas; as frisa, 10 cadeiras distribuída em 20 frisas, e três pavimentos com 65 camarotes no total.

O salão nobre ficou sob os cuidados do italiano Domenico de Angelis. O piso do local foi montado com doze mil peças de madeira nobre, somente encaixadas. 

 Sala de espetáculos conta com 22 máscaras da tragédia grega representando importantes artistas e filósofos (Foto: Frank Cunha/G1 AM)

No palco a Boca de cena, como é conhecida cortina, possui com 10,50m de largura e 6,40m de altura e área útil total de 123,29 m2. 

Fosso da Orquestra com dimensões: Altura: 2,30m; Largura: 11,90m; Comprimento: 7,20m. Piso de madeira em quarteladas no palco central de 2,00m x 1,00m, não removível. Proscênio ou fosso da orquestra, possui elevador elétrico com possibilidade de pausa em três níveis: fosso, platéia e palco. Praticáveis, cadeiras e estantes para Orquestra e Coral.

Som. A ótima acústica do Teatro Amazonas dispensa o uso de amplificadores para espetáculos com instrumentos acústicos, corais, cantos líricos e outros.
Cúpula é composta de 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia. Foi adquirida na Casa Koch Frères, em Paris. A pintura ornamental é da autoria de Lourenço Machado. O colorido, em verde, azul e amarelo é uma analogia à exuberância da bandeira brasileira.
Teatro Amazonas inaugurado em 31 de dezembro de 1896
Espetáculo e Beleza: o Teatro Amazonas recebe o Festival de Teatro do Amazonas - FTA, e o Festival Amazonas de Ópera. Já estiveram lá as óperas I Puritani, de Vicenzo Bellini, Tosca, de Giacomo Puccini e a Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart
A casa abriga também  espetáculos de dança (balé e jazz), além de concertos sinfônicos. Nos últimos anos, o Teatro Amazonas foi o cicerone de espetáculos como O Anel de Nibelungo, do compositor alemão, Richard e Wagner, O Barbeiro de Sevilha, de Giacomo Rossini, entre outras obras maravilhosas que enchem os sentidos de visitantes dentro e fora do teatro. Os espetáculos grandioso também são levados a onde o povo esta: na praça, neste caso Praça São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas.
Se já visitou, recomendo revisitar, se não visitou recomento visitar. O Festival Amazonas de Ópera que conta com a presença de personalidades e celebridades nacionais e internacional, acontece em maio. É só se programar, você vai se deslumbrar com corais,  sinfonias e encenações. 




Fonte: 

7 comentários:

  1. O Teatro Amazonas não é somente o ícone de uma época, é também uma página da história, a personificação da beleza, e palco de espetáculos memoráveis. Patrimônio Cultural e Arquitetônico do Amazonas, viu a cidade crescer ao seu redor, nos últimos 117 anos.

    ResponderExcluir
  2. Amigo wlw por hospedar seus link manda quantos links quiser ok
    peço por favor pegue um de nossos banner linkpedia
    tu coloca esse link http://www.linkpedia.com.br/?ref=25
    esse 25 e a Ref.do cadastro do seu blog no site
    linkpedia ok

    vamos fexar conosco banner pago fixo no site

    Grato Don

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Don, já coloquei seu banner no meu blog. E isso já faz um tempo. (http://buymazonbloger.blogspot.com.br)
      Falta você colocar o nosso banner no seu site.
      Um abraço!!!

      Excluir
  3. Que lindo...belíssimo!!!
    Obrigada por trazer até nós essa maravilha arquitetônica, através dessas belas fotos!!

    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, bom dia!!!! Seja bem vinda :)
      O teatro é lindo, mesmo. Gosto de olhar para o passado e Contemplar as coisas bonitas, por isso trouxe para nós este artigo.
      Um abraço!!!!

      Excluir
  4. "Descubra como ter 1 Milhão de visitas Reais em seu site ou blog, acesse e cadastre-se:
    http://www.upviral.com.br/?id=5303

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmar, obrigada por sua visita e por seu convite. Vistei seu site e vou fazer o passo a passo com mais tempo para ler com cuidado.
      Um abraço e bom final de semana!!!!!

      Excluir