diHITT - Notícias BUYMAZON: Minha Infância e os Filmes da Semana Santa.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

sexta-feira, 29 de março de 2013

Minha Infância e os Filmes da Semana Santa.

Hoje acordei inspirada neste artigo. Pensei que quando era criança, guardávamos a Semana Santa, com mudanças nos hábitos da casa. Era período de reflexão e oração. As refeições eram a base de peixe, legumes e frutas. Tudo ficava um pouco mais cerimonioso e lendo. Era como se o tempo sofresse um puxão para andar mais devagar. 

O culminante era a Sexta-feira Santa. Aqui era um pouco complicado para nós, a criançada. Pois não podíamos fazer barulho. Então falar alto, correr na casa que fazia um bom barulho pois o assoalho era de madeira, nem pensar. Gargalhar então era reprimido por um sonoro psiuuuuu, ou aquele olhar de: sossega menina! 

O que mais gostava além da refeição bem diferente do tradicional, era a áurea que envolvia a todos. Parecia que todos se gostavam, se entendiam e se toleravam. Ouvia-se pouca discussão seja na escola seja na rua. Mas o que eu mais gostava e muitas dos meus colegas também, eram os filmes. Seja na praça da pequena cidade, seja na casa de alguém que tinha TV, nos cinemas, e mais tarde em casa mesmo. 
Depois do almoço ou do jantar, sentávamos a sala para assistir os filmes da Semana Santa. 

Nossa !!!! Era fechar com chave de ouro o dia. Muitas vezes negociava com mamãe e papai, para assistir, pois passava tarde da noite. Imagina: nove ou onze horas. Na Sexta-feira era nossa redenção, pois era quando podíamos nos divertir de fato. Mesmo que as produções hoje, coloridas por tecnologia e sejam consideradas de qualidade discutível. Que tecnologia que nada! Queríamos era ver a vida de Jesus, mesmo que fosse pela décima vez. 

Era muito lindo ver a histórias daquelas pessoas que se dedicavam a cuidar de doentes, dos menos favorecidos. Que se dedicavam a uma causa cristã. Que enfrentavam tudo e todos para viver a sua fé. Meninos, meninas, mulheres e homens tocado pelo amor incondicional. 

Víamos tudo aquilo como exemplo de bom cristão, de amor a Deus. E de muita coragem e força para vencer as injustiças, violências sofridas e todo tipo de subjugação que só o ser humano consegue fazer com maestria, a outro semelhante.
Pensando nisso tudo fiz este artigo destacando os filmes que povoaram minhas Semanas Santas na infância. 

E sem ser saudosista penso que apesar de toda a gama de filmes que poderiam ser programados, tanto para as crianças, quanto para adultos, religiosos, agnósticos, xiitas cristãos, e tantos outros tipos de espectadores, as TV pagas ou não, têm dado pouco valor a esta programação. 

Uma pena! Pois se passamos um pouco menos que 360 dias lutando, algumas vezes de forma feroz, por dinheiro, amor e atenção, porque não dedicar sete dias de nossas vidas a refletir e meditar a presença do divino em nossas vidas. Porque não ser através dos filmes?!



5 comentários:

  1. Era período de reflexão e oração. As refeições eram a base de peixe, legumes e frutas. Tudo ficava um pouco mais cerimonioso e lendo. Era como se o tempo sofresse um puxão para andar mais devagar.

    ResponderExcluir
  2. É verdade amiga, também me recordo desses filmes, e ainda assisto alguns deles...são edificantes, uma bênção!

    Guardamos alguns desses costumes ainda, mas penso que reflexões e orações devem ser feitos diariamente.

    Um grande abraço, amiga!
    Fiques com Deus... Tenhas uma Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      Que bom que você guarda este costume, quando a maioria não esta nem ai.
      Não vemos mais esta prática nas praças, nos clubes, nas escolas, igrejas ou templos. E porque não, na maioria dos lares. E muito menos nas TVs e cinemas.

      Refletir e orar, como comer e dormir, deve ser diário, mas não é isso que acontece. Para uma coisa ou outra.

      É dessa alheação que falo.
      Obrigada amiga, por sua visita e comentário.
      Feliz Páscoa!!!

      Excluir
  3. Na minha infância também tínhamos vários costumes, minha mãe sempre me ensinou que a semana santa é muito além de que se comer peixe é quando lembramos a morte de Jesus na cruz que ele morreu por mim e por ti por tds nos.
    Até hj me lembro muito dos costumes de minha mãe, sigo e quero passar para meu filho que ainda é bem novinho mas que com certeza saberá que tudo que Jesus fez por nos foi um ato de amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim devemos fazer amiga. Penso como você. Nossos avós e pais nos passaram valores e costumes que vale a pena repassar aos nosso descendentes. E o exemplo de Jesus na Terra, deve sempre ser compartilhado, pois penso que o mundo precisa de amor, e se podemos dar amor, porque não. E Jesus é amor.
      Thais obrigada por sua visita amiga, e por seu carinho também!!!

      Excluir