diHITT - Notícias BUYMAZON: Vinho Tinto e Chá Verde Podem Prevenir Alzheimer.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

sábado, 2 de março de 2013

Vinho Tinto e Chá Verde Podem Prevenir Alzheimer.


Fala-se muito sobre os benefícios do vinho e do chá verde, mas agora esta comprovado  cientificamente, através de estudo realizado por eminente universidade inglesa, voltado ao Alzheimer. Não são resultados definitivos, porém representa um passo em direção ao entendimento do mecanismo desta doença, e base para outros estudos na área. Veja abaixo matéria publicada  na Revista Adega
"Um estudo recente realizado pela Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, e publicado no The Journal of Biological Chemistry descobriu que sustâncias presentes no vinho tinto e no chá verde têm o poder de bloquear um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento do Alzheimer.
 
Testes de laboratório concluíram que a EGCG, uma enzima encontrada no chá verde, e o resveratrol, um antioxidante achado no vinho tinto, impedem que uma proteína associada à doença, a beta-amiloide, conecte-se às células cerebrais, causando a morte destas. O Alzheimer é caracterizado por um acúmulo anormal de beta-amiloide no cérebro.
 
Como foi realizado em laboratório, o estudo ainda precisa ser testado em humanos para a eficácia ser confirmada, porém, os pesquisadores estão entusiasmados com os resultados, uma vez que ainda não há cura para a doença. "Este é um passo importante para aumentar a compreensão das causas e progressão do Alzheimer", afirmou o pesquisador Nigel Hooper."
Sendo assim vamos ao vinho e ao chá verde. Lembrando que não é o consumo exagerado que trás os benefícios a saúde, e sim consumo moderado, introduzindo as bebidas na rotina das refeições por exemplo, ou nos encontros com os amigos e família. 

5 comentários:

  1. Apreciar uma taça de um bom vinho, é um prazer relaxante. Curtir gelado ou morno, uma xícara de chá verde é mergulhar na tranquilidade. Se trás benefícios a saúde, melhor ainda.

    ResponderExcluir
  2. Já faz um tempo que estou lendo sobre o Alzheimer e outras doenças que o vinho tinto ajuda a combater. Não procurei muito distante, mas achei uma matéria de 2011. O chá verde é ótimo antioxidante, já sabíamos e como uma das principais características do alzheimer é a morte dos neurônios, em decorrência do depósito de placas tóxicas de proteína no cérebro. Não à toa que os japoneses tomam junto com as refeições para ajudar na digestão e diminuir o colesterol. Esse último acho difícil a diminuição em pessoas idosas, que não podem fazer exercícios e já fazem dieta. As estatinas vieram para dar uma nova chance para essas pessoas. Bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Luma, que o seu final de semana tenha sido muito bom também. Fico feliz que pesquisas comprovem o uso do simples para se não curar, reduzir os efeitos de uma doença tão devastadora quanto o Alzheimer. Particularmente acho que adicionar o hábito de tomar uma pequena taça e uma xícara de chá verde, às refeições, lanche, o que seja, é o grande desafio. A concorrência é grande: sucos, refrigerantes, enlatados,etc.
      Aqui no Norte não é muito comum. Eu farei um esforço para adicionar os dois. Passados algum tempo lhe conto de quebrei minhas barreiras. No final, se eu conseguir, não só eu ganho, mas muitas pessoas queridas também.

      Obrigada amiga por sua participação. Uma semana super maravilhosa para você.

      Excluir
  3. Esta doença que mata não apenas a vítima, mas a família como um todo precisa de resultados para combatê-la com a máxima urgência.
    Tomara que esta informação vingue.

    beijos, Maria Marçal - |Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara mesmo Maria. A saúde pública é tão carente, e este seguimento esta muito descoberto. São poucos os institutos e as políticas para atender quem sofre desta doença.
      Obrigada Maria por sua visita e por seu carinho. Volte sempre que quiser saber as novidades.
      Um abração!!!

      Excluir