O Brasil, com índices tão elevados de anemia entre crianças e mulheres, precisava de algo neste sentido. A Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo, esta apoiando a pesquisa de desenvolvimento de um suplemento mineral que combaterá esta deficiência, presente principalmente na população de baixa renda. A Buymazon abre espaço no blog para tratar de assunto tão importante para todos nós, levando dados e informação.
Agência FAPESP– No prazo de cinco anos, um suplemento mineral, produzido a partir de matérias-primas de alta disponibilidade e baixo custo, poderá contribuir para que sejam supridas as necessidades de ferro de quem carece desse nutriente.
O potencial do novo produto é uma das aplicações possíveis de um projeto de pesquisa recém-concluído por Maria Teresa Bertoldo Pacheco e sua equipe, do Centro de Química de Alimentos e Nutrição Aplicada do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), com apoio da FAPESP. (detalhes da pesquisa)
O conjunto dos potenciais beneficiários é extremamente vasto. No Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 21% das crianças com até 5 anos, 43% das gestantes e 23% das mulheres em idade fértil (que sofrem depleção periódica do nutriente devido à menstruação) possuem algum grau de deficiência em ferro.
“Testamos duas matérias-primas abundantes e baratas: o soro de leite e as leveduras de cana-de-açúcar (Saccharomyces cerevisae). As proteínas de uma e de outra fonte foram hidrolisadas, isto é, ‘clivadas’ ou ‘cortadas’, com diferentes enzimas”, disse Pacheco.
Por José Tadeu Arantes
Para saber mais click aqui.
Fonte: Fapesp
Ótima pesquisa, sucesso a Dra. Pacheco. Que tenha exito, pois muitos esperam algo assim. O Brasil inteiro agradece!!
ResponderExcluirMuito interessante, obrigada por compartilhar, eu não conhecia!
ResponderExcluirTenha um lindo dia!!! :)
Bjs!
Eu também não. Pensando melhor acho que já devia ter algo neste sentido a muito tempo, pois desde criança ouço pessoas se queixando de que esta com anemia.
ExcluirO bom mesmo que antes tarde do que nunca.
Obrigada amiga. Uma boa noite para você!!!!
Parece uma boa iniciativa! Agora é preciso investir duro, para chegar a quem precise, para curar as pessoas.
ResponderExcluirÉ verdade André, além de torce para que dê certo, temos que torce para que não roubem muito.
ExcluirPois exemplos de desvio e superfaturamento, com a merenda escolar, medicamento e tratamento médicos, nós não queremos.