diHITT - Notícias BUYMAZON: O Mais Famoso dos Caminhos: Santiago de Campostela.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

sábado, 16 de junho de 2012

O Mais Famoso dos Caminhos: Santiago de Campostela.

O caminho de Campostela é o mais conhecido dos destinos para aqueles que buscam recolhimento e entendimento espiritual, ou simplesmente conhecerem paisagens de tirar o fôlego cruzando mais de 800 Kilometros. 
A origem da peregrinação – A peregrinação de Santiago de Campostela teve origem na Idade Média, e a cada ano, dezenas de milhares de peregrinos, vindos do mundo inteiro, percorrem a pé, de bicicleta, de cavalo ou de carro todo ou parte do caminho que leva à catedral de Compostela, no noroeste da Espanha, onde está localizado o túmulo do apóstolo Santiago.

A chuva de estrelas - Remonta ao início do século IX, quando foi descoberta na Galícia pelo eremita Pelagius a tumba atribuída a são Tiago Maior, um dos doze apóstolos de Cristo. Conta a lenda que Pelagius observou um fenômeno que ocorria no bosque: uma chuva de estrelas de derramava sobre um mesmo ponto da floresta, proporcionando uma luminosidade intensa. O bispo local ordenou que fossem feitas escavações no local, e assim no dia 25 de Julho de 813, foi encontrada uma arca de mármore com os restos mortais do apóstolo Tiago, enterrado ali por dois de seus discípulos, após ser morto em martírio na Palestina, quando pregava o Cristianismo.
O primeiros peregrinos - A notícia se espalhou rapidamente, e o local passou a ser visitado por andarilhos de toda a Europa a fim de conhecer o sepulcro do Santo. A quantidade de peregrinos aumentava a cada ano. Nobres e camponeses dirigiam-se em caravanas, caminhando ou cavalgando em busca de bênçãos, cura para enfermidade, cumprir promessas ou apenas aventurar-se em terras distantes.
Ao longo da história, vários imperadores como Carlos Magno, papas como Calisto II, reis como Alfonso II, Bravo cavaleiros como “El Cid” ou os Cavaleiros Templários, nobres, milhares de monges, sacerdotes, camponeses e pedintes.
As origens etimológicas - oriundo do latim "Campus Stellae", ou "Campo das Estrelas", e assim a tornou-se Compostela. Peregrinos, também do latim "per ægros", "aquele que atravessa os campos".  Têm como seu símbolo uma concha, "viera".  
Patrimônio da humanidade - Depois de ter conhecido seu apogeu nos séculos XII e XIII, o caminho de Compostela foi menos frequentado depois, antes de se tornar popular novamente no final do século XX e no início do XXI. Nas últimas décadas voltou a ganhar protagonismo, sendo convertido num itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu (1987), Patrimônio da Humanidade na Espanha (1993) e França (1998) pela UNESCO.
Ficou conhecido - No Brasil, a popularização do Caminho deve-se principalmente ao escritor Paulo Coelho, que lançou o livro O Diário de um Mago. Nesta obra, o autor narra as experiências místicas vivenciadas em sua peregrinação em 1989.
Quando ir – A melhor época do ano para percorrer o caminho de Santiago é no mês de junho, com dias longos e poucas possibilidades de chuva, seguido por maio, com maior chance de chuva.  Depois o mês de setembro, que é o mês que oferece condições ideais só que com dias mais curtos.
As principais rotas do Caminho de Santiago são:
O Caminho de Santiago Francês que vai do lado francês dos Pirineus através do interior do Norte de Espanha (Navarra, La Rioja, Castela e Leão e Galiza) a Santiago de Compostela. Essa é a rota mais famosa e utilizada.
O Caminho de Santiago do Norte vai do país basco após a costa norte espanhola e avança para as montanhas das Astúrias a Santiago de Compostela. Ele tem as paisagens mais impressionantes e não concentra massas tão grandes como o caminho francês.
O Caminho de Prata (La Via de la Plata) que começa em Sevilha, na Andaluzia e segue uma antiga estrada romana através da Extremadura e Castela-Leão com o caminho francês no último trecho.
O Caminho de Santiago Primitivo (El Camino Primitivo) que de Oviedo cruza os picos ocidentais das Astúrias.
O Caminho de Santiago Português (El Camino Portugués) chega a Santiago de Compostela da cidade portuguesa do Oporto.
Percurso – Durante todo o percurso, existem albergues instalados em velhas construções medievais, destinados especialmente em atender os peregrinos. Além de hotéis, pousadas, e os próprios habitantes que cedem suas casas como abrigo. O peregrino carrega consigo uma credencial, que deve ser carimbada em igrejas ou no órgão de turismo correspondente ao local. Munido de um mapa, o viajante também conta com as discretas setas pintadas em rochas, muros e árvores, que funcionam como um guia constante, e evitam que o aventureiro se perca. Ao concluir o Caminho chegando à Catedral de Santiago, o peregrino apresenta a credencial e recebe a Compostelana, uma espécie de certificado de que todo o percurso foi concluído.
A chegada – O ponto final dos peregrinos é a Catedral de Compostela, onde todo dia, ao meio dia é rezada uma missa aos peregrinos. Muitos queimam suas roupas numa espécie de ritual, num ato simbólico de deixar pra traz um "eu" que não existe mais. O Caminho de Santiago é considerado místico, além de religioso, tendo o poder de mudar as pessoas.
E aí? Vamos arrumar a mochila e boa viagem. Campostela o espera para caminhar seu caminho



Fonte:

Spectrum
Camino Santiago de Campostela
Adoro Viagem
SantiagoCaminho de Santiago


Esta foi mais uma iniciativas da loja Buymazon – As Novidades a um Click!
Confira em nosso blog e site produtos inovadores e de alta tecnológicos. Você vai encontrar variedade, ótimos preços e ofertas especiais. Outras vantagens – além da qualidade dos produtos, garantia e excelência no atendimento – as compras podem ser parceladas em até 9x e as entregas são para todo o Brasil.
 Outras Opções:
Visite nosso blog e siga-nos. Você vai receber periodicamente curiosidades e informações variadas.
Compre também pelo chat no site www.buymazon.com.br - Cadastre-se e ganhe um brinde na primeira compra.
Ou pelos telefones (11) 2626.8025; (21) 3005.9162; (31) 2626.2621; (71) 2626.2702.Fale conosco:Deixe sua dica, comentário ou sugestão pelo e-mail buymazon@gmail.com



5 comentários:

  1. Quem tiver oportunidade recomendo que arrume as malas e vá. Será uma experiência não só única mas também muito gratificante.

    ResponderExcluir
  2. uma amiga minha aqui de Manaus fez este percurso e simplesmetne adorou (segundo ela, de fato aconteceu algo e ela mudou, em vários aspectos de sua vida). infelizmente eu não tenho a menor condição de fazer esta caminhada, mas sempre que conheço alguém que o fez ou que pretende fazê-lo minha curiosidade se aguça e eu pergunto TUDO! :-D deve ser mágico... ;-) bjo, Ana, bom finde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai amiga, amo de paixão, mas como você, ainda não rolou para mim também. Porém tenho muita vontade e acredito que quando se quer muito algo, seu desejo acaba se realizando. Como você gosto de saber tudo a respeito, e para manter acesa a chama, fiz este artigo. Muitíssimo obrigada por seu comentário. Fique na paz e na alegria.

      Excluir
  3. Meus caros amigos, posso dizer--vos que já fiz o caminho de Santiago 9 vezes e tenciono fazer este ano em Setembro a décima vez.
    De facto o caminho de Santiago apaixona qualquer pessoa, quem vai a primeira vez na grande maioria das pessoas regressa outra vez.
    O caminho tem uma mistica muito própria que não tem explicação, o caminho vive-se.
    Quem poder faça-o, porque nunca mais será o mesmo.
    Felicidades para todos e Bom Caminho
    Hélder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Hélder, que maravilha. Nossa que coisa linda. Com teu comentário fiquei com mais vontade de também fazer o Caminho. E eu vou, anote aí. Acredito que mudamos todos os dias, mas quero muito a experiência de sentir toda a mistica que você fala quando se faz o Santiago de Campostela.
      Você podia, é sugestão, contar sua experiência em um artigo aqui ou no diHIIT! O que você acha?!
      Amigo, que a paz e o amor estejam contigo, nos teus caminhos e no Caminho, em setembro.

      Excluir