diHITT - Notícias BUYMAZON: Sustentabilidade – É Nas Pequenas Ações Que Tudo Começa.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

sábado, 8 de setembro de 2012

Sustentabilidade – É Nas Pequenas Ações Que Tudo Começa.


Mantendo a linha de sugerir dicas e chamar a atenção para a importância de começamos ou mantermos pequenos hábitos que tornem a sustentabilidade ambiental mais presente no nosso cotidiano, e nos leve a uma nova consciência de que os recursos são finitos, e que começa em nós as mudanças que pretendemos para todos.
O Blog Buymazon, após a série Casa Sustentável, recebeu apoio de muitos amigos, em especial do meu amigo Gilberto – Giba, que contribuiu com: mais dicas de hábitos sustentáveis, sites e vídeos sobre o tema, e ideias para aproveitamento de lixo reciclável como garrafas PETs e uso inteligente da tecnologia como o aquecedor central de água, entre outras.
A contribuição foi farta, e germinou mais este artigo que espera ser mais uma pequena semente levada pelos ares da internet, a terras férteis de corações e almas, preocupadas com a mãe Gaia. Dado a extensão do tema, e para não tomar muito de seu tempo amigo leitor, neste artigo colocaremos novas dicas de atitudes e reforçaremos outras já citadas. Os vídeos traremos em artigo exclusivo na sequência deste.


Pequenas atitudes no dia a dia transformam a vida das pessoas. É ótimo quando a transformação é para a melhor. Veja algumas delas:
  • Ao escolher as cores para pintar paredes e tetos, dê preferência as cores claras, que refletem melhor a luz e reduz a necessidade de utilização de lâmpadas de maior potência; 
  • Os moveis de cor clara ajudam na reflexão da luz;
  • Para as pessoas que costumam dormir com a televisão ligada, utilizar a função time sleep é uma boa opção para se reduzir o consumo de energia elétrica;
  • Antes de descartar folhas de papel, verifique se elas não podem servir como papel de rascunho e/ou folha de recados;
  • Ensine as crianças o quanto é importante cuidar da natureza e incentive seus vizinhos a terem os mesmos cuidados que você está tendo.
  • Evitar o máximo que puder o uso de detergentes e produtos químicos na limpeza de casa e definir o dia ou os dias para lavagem de roupas, isso poupará desperdício de água.
  • Não provoque queimadas.
  • Se ficar hospedado em hotéis, deixe claro que não precisa trocar as suas roupas de cama e banho todos os dias;
  • Separe os objetos recicláveis dos não recicláveis;

E nunca é demais reforçar que:
  • É importante fechar bem as torneiras e não usar além do tempo necessário a água em sua higiene pessoal;
  • A água da lavagem de roupa poderá ser aproveitada para lavar quintal ou frente de casa;
  • Nunca jogue nenhum tipo de lixo na rua. Lugar de lixo é no lixo;
  • Trocar as lâmpadas comuns pelas lâmpadas fluorescentes mais compactas também ajuda muito a economizar energia e preservar o ambiente;
  • Não deixe as lâmpadas acessas sem necessidade. Mantenha fora das tomadas os eletrodomésticos após usá-los;
  • Deixe sempre o carro em casa quando tiver que ir a lugar perto de sua casa, vá caminhando a pé ou de bicicleta. Além de tudo é muito mais saudável;
  • Outra forma de ajudar é combinar com os amigos é fazer rodízio com os carros para ir ao trabalho, escola, ou levar os filhos para escola ou passeio. Se isso não for possível use sempre que puder os transportes coletivos;

 Como o Ecologia Urbana afirma:
É simples e fácil ser uma pessoa sustentável, basta agir com coerência e ter consciência de que as atitudes embora pareçam pequeninas são importantíssimas no processo de socorro a todos os seres vivos desse planeta. 
Bons frutos vamos colher.

Para saber mais visite: 
Gibanet.com/Ecologia
Ecologia Urbana

5 comentários:

  1. Neste artigo mais dicas de para reduzir o impacto ao meio ambiente, seja no lixo, no uso de recursos ou para aumentar nossa consciência sobre a sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  2. ESTAMOS JUNTOS NESSA LUTA. TODOS PELO MEIO AMBIENTE. PARABÉNS PELO POST.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo por sua visita e comentário. Volte sempre e terá sempre um artigo interessante pata se informar e se divertir.

      Excluir
  3. Gostei muito da postagem, nunca é demais falar sobre sustentabilidade. Tá muito legal teu blog, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa amiga muito obrigada por sua sincera opinião. Vamos procurar fazer sempre o melhor. Gostei demais de sua visita e claro de seu comentário. Quando retornar deixe seu endereço para que posso lhe localizar e retribuir o carinho.

      Excluir