diHITT - Notícias BUYMAZON: Receita: Mousse de Jaca.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Receita: Mousse de Jaca.

A jaca é fruto bem conhecido da maioria dos brasileiros, mas não é facilmente vista em feiras ou supermercados. Porém para quem não conhece posso garantir que é um fruto doce e muito gostoso. Quando criança comi muitas frutas embaixo da árvore, nos quintais onde cresci, junto com os colegas de molecagem. A jaca tem isso de bom, é para ser comida em comunidade, então um subia na árvore, enquanto os outros ficam em baixo esperando o fruto, ou vindo pelas mãos do apanhador, ou de esbagaçando no chão de tão maduro. 
Por isso se diz que fulano caiu como uma jaca, ou seja, fulano caiu se esparramando todo no chão. Quando era época, era um a dois frutos. Dependia do tamanho da turma. Os caroços, depois de comido a polpa, jogávamos uns nos outros. Claro que para um adulto: brincadeira besta, mas para nós: excelente oportunidade para treinar a pontaria, e a carreira, quando acertávamos naquele ou naquela chorão, e ele ia se queixar com a mãe dele. Ai não ficava ninguém no quintal. 


Saiba mais neste trecho de artigo extraído do Globo Ciência 
"A árvore que dá origem ao fruto chama-se jaqueira, sendo abundante na Região Amazônica e em praticamente toda costa brasileira, desde o estado do Pará ao Rio de Janeiro. Conforme explica Rodolfo Cesar de Abreu, doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), cuja tese de mestrado foi dedicada ao estudo das jacas. Esse tipo de árvore foi parar no Brasil pelas mãos dos portugueses, sendo trazida, mais especificamente, de países como a Índia. “A jaca foi trazida em naus portuguesas durante o período colonial. Portugal, como metrópole, adotava uma política de introduzir diversas espécies em suas colônias para saber em qual delas a produção seria melhor. Os padres jesuítas faziam a aclimatação de diversas espécies”, explica Rodolfo.
Chegando a medir 20 metros de altura, com um tronco de mais de um metro de diâmetro, as jaqueiras se adaptaram não só ao Brasil, como também a várias outras regiões de clima tropical. Com uma casca de aspecto áspero, a jaca tem formato arredondado, e tamanho e peso bem acima da maioria das frutas, chegando a ter 70 centímetros de comprimento e 40 quilos de peso. “Por ser bem resistente à água, a madeira da jaqueira é indicada para a construção naval. Já os frutos, que geralmente podem ser colhidos durante os meses do verão, são apreciados pela população humana. Existem, até mesmo, compostos que são extraídos de seus frutos para a realização de pesquisas biomédicas”, lembra o doutorando."

A jaca tem mil e uma utilidades na cozinha. No site Receitas.com, é possível encontrar diversas dicas de doces, incluindo mousses e pudins; e salgados, como saladas e outros pratos à base de carnes. Abaixo, saiba como preparar uma mousse de jaca. Anote o que é preciso:



Receita de Mousse de Jaca
Mousse jaca (Foto: Divulgação)Mousse jaca (Foto: Divulgação)
INGREDIENTES
- Uma lata de leite condensado;
- Um lata de creme de leite;
- Uma lata de leite (a medida da lata);
- Uma lata de jaca sem caroço (a medida da lata);
- Um envelope de gelatina incolor.
MODO DE PREPARO
Dissolva a gelatina conforme orientado pelo fabricante. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma forma. Em seguida, coloque para gelar. Depois é só servir.

Artigos relacionados que você poderá gostar. Todas são receitas fáceis de fazer, não tomam muito tempo no preparo e com ingredientes baratos. Confira nos links abaixo.

2 comentários:

  1. Doces lembranças, tão doces como o fruto. Uma curiosidade de minha infância.
    Por isso se diz que fulano caiu como uma jaca, ou seja, fulano caiu se esparramando todo no chão. Quando era época, era um a dois frutos. Dependia do tamanho da turma.

    ResponderExcluir
  2. Anderson muito agradecida por sua visita e por seu convite.
    estamos um pouco afastados do blog, por outras questões, porém esta anotado.
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir