diHITT - Notícias BUYMAZON: Como Surgiu o Halloween?

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Como Surgiu o Halloween?


Conhecida dos filmes de terror, o Halloween entrou no calendário brasileiro como mais uma festa em outro. Celebridades curtem, eventos surgem nas redes sociais, nas lojas fantasias para crianças, enfim Halloween já faz parte da rotina festeira de jovens e adultos. Mas de onde vem esta festa, qual sua origem, onde surgiu o termo Halloween. Neste artigo trago um trabalho primoroso de Cíntia Cristina da Silva da revista Mundo Estranho, que conta tudinho para nós. Com ilustrações minha, desejamos feliz Halloween aos amigos.
Uma versão ancestral da festa provavelmente surgiu na Europa, centenas de anos antes de Cristo. Originalmente, o Halloween era um ritual dos celtas, um povo que habitou a Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro, data da comemoração até hoje, indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, "a estação da escuridão e do frio", um período associado aos mortos. "No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados", diz a historiadora Clare Downham, da Escola de Estudos Celtas, na Irlanda. Como se pregava que esse contato libertava todo tipo de espírito, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demônios e fadas ficavam à solta.
Para representar esse caos sobrenatural, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno. A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida (hoje substituídos por doces) para acalmar os visitantes do além. Outras tradições, porém, foram deixadas de lado, como o hábito de acender fogueiras para espantar os espíritos. Bem depois, no século 9, a festa foi influenciada pela expansão do cristianismo na Grã-Bretanha. Na tentativa de acabar com os festejos pagãos, o papa Gregório III consagrou o dia 1º de novembro para a celebração de Todos os Santos. Surgiu daí a própria palavra halloween, originada de all hallows eve, que em português quer dizer "véspera do dia de Todos os Santos". Finalmente, no século 20, o Halloween juntou ao seu caldeirão de influências a força da cultura dos filmes de terror, que hoje dão o tom da celebração tanto na Grã-Bretanha como nos Estados Unidos.
Terror modernizadoFesta atual guarda poucas semelhanças com os rituais celtas que a inspiraram
NABO QUE VIROU ABÓBORA
O símbolo mais conhecido da festa, a cara assustadora esculpida em abóboras, representa uma antiga lenda celta: Jack, um homem mesquinho condenado a vagar pela eternidade, pediu uma brasa ao capeta e a colocou dentro de um nabo para iluminar seu caminho. Com a imigração irlandesa para os Estados Unidos no século 19, o vegetal foi trocado. Como o nabo era difícil de ser encontrado na América, ele foi substituído pela abóbora acesa com uma vela, que ganhou o nome de Jack da Lanterna
CHAMA RENOVADORA
Na Antiguidade, o fogo era o elemento mais importante do Halloween, que coincidia com o Ano-Novo dos celtas. Na noite da celebração, em 31 de outubro, os druidas, sacerdotes desse povo, acendiam fogueiras para simbolizar a renovação das esperanças para o ano seguinte. No topo das montanhas, o fogo também servia para espantar os espíritos. Algumas festas mantêm tochas até hoje, mas apenas para decoração
CHANTAGEM ANCESTRAL
Segundo a crença celta, o caos reinava na noite do Halloween. Para acalmar os espíritos despertados, era comum deixar leite e comida na porta de casa. A moda pegou nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, onde até hoje as crianças saem fantasiadas para pedir doces — quando não são atendidas, ameaçam pregar um susto, como fariam os espíritos. A senha é a famosa expressão ("travessura ou gostosura"), provavelmente usada pela primeira vez na década de 30
BRUXAS DO BEM
Outra presença inconfundível no Halloween são as bruxas, mulheres de aparência assustadora que usam a magia para fazer o mal. Essa descrição negativa, entretanto, surge só no século 9, com a influência do cristianismo na comemoração. Para os celtas, as bruxas eram apenas mulheres que conheciam poderes terapêuticos de plantas e ervas. Elas faziam parte da comunidade e podiam participar normalmente das celebrações
MONSTROS HOLLYWOODIANOS
O costume de se fantasiar também surgiu com os celtas, que na época vestiam-se para a festa usando a cabeça e a pele de animais abatidos antes do início do inverno. Atualmente, a fauna monstruosa se modificou bastante, principalmente pela influência das produções de Hollywood. Vampiros, múmias, lobisomens e outros personagens do cinema são presenças garantidas em qualquer Halloween.
E essa mistura ao longo dos anos chegou até nós como mais uma festa, que movimenta o comercio, diverte pequenos e grandes. E então, travessuras ou gostosuras?

7 comentários:

  1. Halloween é uma festa trazida pelos meios de comunicação e por aqueles que já tomaram parte desta festa e reproduziram ela aqui. É divertida, as crianças adoram e a moçada curte de montão.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá Silvio, obrigada por sua vista. Fico feliz que tenha gostado. Volte sempre amigo.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada Carlos por sua visita. Volte sempre que quiser e que bom que gostou do artigo. Um abraço.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Rafael, obrigada por sua visita e comentário. Gosto de saber a história das coisas, e Halloween é um troço já presente na nossa cultura, então resolvi postar algo do gênero.
      Que bom que gostou amigo.
      Um abraço!!!

      Excluir