diHITT - Notícias BUYMAZON: Glaucoma Tem Cura?

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Glaucoma Tem Cura?

Pelo carinho e cuidado que devemos ter com nossos senhores e senhoras, a Buymazon trás hoje este artigo da Doutora Erika Sayuri Yasaki, oftalmologista do Hospital Albert Einstein, publicado em agosto no portal Einstein Saúde, que trata do glaucoma, moléstia que atinge principalmente idosos. 

O glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo óptico, a estrutura dos olhos que leva as informações do que enxergamos para a área do cérebro que vai interpretar a visão.
Pela forma como age, pode ser definido como um ‘ladrão furtivo’: vai roubando a visão da pessoa sem que ela perceba. Quando os sintomas aparecem, o glaucoma já produziu danos significativos, com perdas de visão irreversíveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma está entre as principais causas de cegueira. No Brasil, estima-se que um milhão de pessoas tenha a doença.


No infográfico abaixo a Dra. Erika ilustra e chama atenção para o sintoma e tratamento do glaucoma.

Não há cura para o glaucoma. Mas identificar o problema logo no começo faz toda a diferença. Nessa etapa, o tratamento é geralmente feito com colírios que atuam baixando a pressão ocular, permitindo interromper ou desacelerar o processo de dano do nervo óptico e perda de visão. Mas como na fase inicial o glaucoma não apresenta sintomas, o diagnóstico precoce depende, sobretudo, de check-ups anuais com o oftalmologista, particularmente para quem tem mais de 40 anos, antecedentes na família ou outras doenças oculares. “Quanto mais cedo for identificada a patologia, menor o risco de sequelas”, enfatiza a Dra. Erika.
“O problema para o indivíduo é que os sinais só aparecem quando a doença já avançou. Então a pessoa começa a enxergar menos ou a perceber os danos no campo de visão. Isso acontece porque o glaucoma afeta a quantidade de visão e o campo visual. Com o avanço da doença, porém, o campo visual vai ficando cada vez mais limitado". diz a especialista.
Para saber mais visite o link Glaucoma: Sintomas Sutis, Riscos Reais.

4 comentários:

  1. Existe vários tipos, mas com o prévio diagnóstico, o glaucoma, pode ser detectado e tratado com colírios entre outras indicações.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana achei muito interessante,informaçao que serve de alerta a todos nós,as vezes ficamos desleixados,esquecemos de ir ao medico por acharmos que está tudo bem e podemos nos deparar com uma surpresa dessas,que sirva para ficaarmos mais atentos e sempre fazer um chek up geral,um abraço querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo. Muito obrigada por sua visita e por seu carinho. Temos esta mania mesmo. Vamos deixando para lá, para depois e quando vemos...a coisa esta feita. E olho pensamos... ah estou vendo, não tem nenhum problema.
      Talvez disciplina seja a palavra, ou então eumorrodemedo, acho que ajuda também.
      Obrigada e fique bem querido e tudo de bom para você .

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir