Veja as principais conclusões da pesquisa:
- 55% das pessoas pesquisarão mais, antes de efetuar suas compras;
- Serão em média cinco presentes por consumidor, sendo que os cônjuges, seguidos pelos filhos, receberão os mais caros.
- 70% dos respondentes também utilizarão a internet para realizar parte de suas compras; 66% deles comprarão via sites de lojas de departamento e 39% por sites de compra coletiva.
- Como esperado, os jovens, entre 18 e 29 anos, são os que mais pretendem fazer compras online: 55% contra 46% na faixa de 45 a 60 anos.
- O destaque deste ano serão as compras online por meio de tablets ou mobile (celulares, por exemplo) com 37% das respostas. Esse comportamento é diferente do ano anterior, quando esses equipamentos eram bem menos utilizados.
- 22% dos consumidores utilizarão as redes sociais como parte do processo de compra. Isso indica que o brasileiro vem adquirindo hábitos de consumo mais próximos de países onde a mobilidade é muito mais comum, como Estados Unidos.
Dinheiro ou Cartão?
- O dinheiro continua sendo o principal meio de pagamento para 75% dos respondentes. As classes D e E são as que mais o utilizam (78%).
- Nas regiões Sul e Sudeste, ele é utilizado por 81% e 77% dos respondentes, respectivamente.
- O cartão de crédito, utilizado por 39% dos respondentes, é a forma de pagamento preferida entre as classes A e B: 53% dos respondentes dessa faixa usarão esse tipo de pagamento.
- O Nordeste se destaca em 2012, como a região que mais utiliza essa forma de pagamento: 44% dos respondentes farão compras com o cartão, mas com pagamento em apenas uma parcela.
Como e onde o consumidor pretende gastar:
- Vão investir seu dinheiro em outros meios: em melhorias ou reparações na moradia (55%).
- A faixa etária de 18 a 29 anos é que mais deve priorizar esses reparos (60%);
- E, viagens e passeios (47%), dentre eles, os idosos são os que mais gastarão com viagens (57%).
E os Presentes como ficam?
- A maioria dos entrevistados, 46%, deve fazer as compras na primeira semana de dezembro, que coincide com o recebimento do 13º salário.
- Aparelhos eletrônicos, tablets, celulares e computadores são os itens mais desejados pelos consumidores (39%), ao passo que estes mesmos itens serão comprados por apenas 26% deles.
- Os itens que devem ser mais comprados são: roupas (80%); sapatos (49%); cosméticos, perfumes e cuidados pessoais (46%).
Para saber mais:
Pesquisa dá uma visão nítida de quem é brasileiro que vai as comprará neste natal. Precavido, pesquisa mais, comprará menos e gastará na medida. Não deixará de presentear, mas presenteará com parcimônia.
ResponderExcluir