diHITT - Notícias BUYMAZON: Link & Go - O Carro Sem Motorista!

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Link & Go - O Carro Sem Motorista!

Não esta longe de ver realizado, o sonho de muitos motoristas que ao entrar no carro depois de uma semana extensa de trabalho:  senta e aprecia a viagem, enquanto o veículo ruma em direção ao lar doce lar. Isso mesmo, ser conduzido sem precisar colocar a mão no volante. Com apenas alguns comandos, e o motorista (você vai ver depois deste artigo que este ser esta com os anos contados) pode tirar uma soneca, ler uma revista, combinar a balada com os amigos pelas redes sociais ou simplesmente, relaxar e aproveitar a paisagem.


Na última edição do Salão de Automóveis de Genebra deste ano, foi apresentado um modelo que sintetiza bem esta aspiração. Melhor que sintetizar, ele mostra a realidade do antes era apenas sonho. O carro foi apresentado como resultado de pesquisas nos campos da dirigibilidade, projeto sustentável e uso inteligente do espaço interno.

Veja vídeo de apresentação do Link&Go.

O Link & Go, como foi chamado, é um modelo de veículo que na Europa, é chamado de dual-mode, pois apresenta o conforto de um carro urbano, com a modernidade de um ciber-car, e a tendência verde do carro elétrico. O maior objetivo dos pesquisadores foi apresentar o conjunto de inovações desenvolvidas durante o projeto que vão ajudar a impulsionar as mudanças de design nos futuros veículos, reduzindo o impacto ambiental do transporte urbano.


    Veja as inovações incorporadas ao Link & Go, que antecipam aos usuários atuais, os recursos dos carros de amanhã: 
  • Fazê-los sentir confortável com a ideia de condução e de estacionamento autônomo,
  • Incentivar o surgimento de novas invenções para sistemas de recarga e infra-estruturas,
  • Oferecer novas funções in-car,
  • Incentivar o conceito car-pooling, ligando os veículos às redes sociais.

Desde 2010 acumulando prêmios, intitulado "Carros inteligentes para a Cidade do Futuro", o Link&Go, manteve a série de prêmios. E em março de 2013, com o título "Usando a tecnologia para repensar o uso do automóvel", o Link & Go foi apresentado ao público em geral, em Genebra, na Suíça. Não deu outra. Foi um sucesso. 


Principais Inovações Tecnológicas.

  • Maior capacidade veículo local com SLAM e GPS convencionais.
  • Suspensão direcional, oferecendo mobilidade inigualável e capacidade de manobra.
  • Componentes permitindo a comunicação entre vários subconjuntos do carro, com outros carros e com infra-estruturas exteriores.
  • Estacionamento driverless automático em espaços específicos. Controlado pelo smartphone.
  • Aberturas assimétricas para facilitar a acessibilidade.
  • Interface gráfica da unidade de cluster exibindo instrumento e indicadores de gerenciamento de energia.
  • Controles completos "drive-by-wire": sem ligação física entre o condutor e as funções
  • Interface gráfica usando realidade aumentada. Isto ajuda a assegurar que o veiculo é capaz de detectar objetos estáticos ou móveis no ambiente, e agir de forma adequada.
  • Interface central Homem-Máquina (HMI), reagindo ao toque e a gestos.


Como vocês viram a tecnologia tomou conta de todo o chassi. O carro vive, e interage com os usuários, ou tribulantes talvez seja o termo mais adequado. A AKKA informa que as pesquisas vão continuar. Já pensaram o que virá no Salão de Automóveis de 2014?? Eu nem imagino. O carro que conhecemos agora, não será nem a sobra do modelo que nos espera no futuro.


Ainda não há nenhum carro disponível no mercado totalmente autônoma ou totalmente elétrico. Pois os veículos autônomos ou têm motores de combustão interna e motoristas robô, ou são plataformas experimentais de propulsão elétrica de baixa velocidade. A AKKA Technologies*, empresa por trás do desenvolvimento do Link&Go, tem ido além dessas duas abordagens para atender às necessidades reais dos motoristas.

Você dúvida que eles vão inovar mais uma vez?? Agora você entende quando digo que o Link&Go é uma carro sem motorista ??


(*) AKKA Technologies coordena um consórcio criado no âmbito do projeto. Seus membros são INRIA (Instituto Nacional de Pesquisa em Ciência da Computação e Controle), ControlSys e DBT.



 Fontes: AKKA Tecnologies

Um comentário:

  1. Sem dúvida este protótipo adianta o que será o carro do futuro. Além de fofo, a tecnologia dentro do Link@Go, é maravilhosa. Gostaria de dirigir esta carro, sem motorista.

    ResponderExcluir