diHITT - Notícias BUYMAZON: O Dia das Crianças, no Brasil e em Outras Partes do Mundo.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Dia das Crianças, no Brasil e em Outras Partes do Mundo.

O Dia da Crianças no Brasil, foi criado por uma lei federal, proposta pelo deputado federal do Rio de Janeiro Galdino do Valle Filho em 1924 que inspirado pelos feitos de Cristóvão Colombo que descobriu a América no dia 12 de outubro, escolheu este dia para homenagear as crianças. Porém a data comemorativa não "pegou" e por muito tempo ficou esquecida. 

Porém eis que surge nos anos 60, o senhor Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da fábrica de brinquedos Estrela, com uma ideia bastante original para promover a venda de uma boneca chamada de "Bebê Robusto". A ideia consistia em uma promoção que envolvia o produto e as  crianças, objetivando aumentar as vendas da boneca.


A estratégia deu certo e, no dia seguinte, a bem-sucedida "Semana do Bebê Robusto" virou "Semana da Criança". Com o aumento das vendas de brinquedos em outubro, todo o comércio começou a divulgar a data, o que trouxe de volta a lei e assim ficou estabelecido até os dias de hoje, 12 de outubro como o Dia das Crianças. 
Em outros países
Alguns países comemoram o Dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no 1o. de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem.

Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das crianças em 20 de novembro, data que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece como dia Universal das Crianças por ser quando comemora a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre vários direitos, a Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento. Para saber quais são os outros direitos da criança, click no link acima.

Fontes:
Brasil Escola 
Mensagens e Poemas 
Mundo estranho 
Canal Kids




6 comentários:

  1. O Dia das Crianças surgido no Brasil depois de uma lei, é diferente em vários países, mas a Declaração dos Direitos da Criança é igual para todos criança do planeta. Isso não é legal ?!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, sem dúvida. Gostei de saber disso, não sabia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Sergio, muito obrigada por visitar a Buymazon, e fico feliz que tenha gostado do artigo. Eu também não sabia que tinha toda esta história por trás do Dia das Crianças, ai eu achei interessante e publiquei. Um abraço amigo!!

      Excluir
  3. Olá querida, como vai?

    Muito interessante esta postagem! Confesso que não tinha conhecimento de nenhuma das informações que você disponibilizou! Não sabia como havia surgido o dia das crianças aqui em nosso País e nem que a data também era comemorada em outros lugares.
    Gostei muito de saber mais um pouquinho sobre isso, a forma como surgiu por aqui foi mesmo inusitada, mas as crianças merecem esta homenagem, não é mesmo :)

    Um super beijooooo e que seu fim de semana seja maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sam. Seja bem vinda a Buymazon, aliás surpreende-la com o artigo me foi uma grata surpresa. Afinal lhe tenho como referência. Fiquei feliz claro, e que bom que você gostou do artigo. Eu também não sabia nada de nadica sobre isso, mas você tem razão as crianças merecem sim. Todos merecemos. Um abração e fique bem amiga!!

      Excluir